Mundo

LinkedIn sugere vagas de auxiliar para nutricionista: ‘Racismo’

Racismo estrutural se reflete nos algoritmos. Levantamento do coletivo Pretalab com a consultoria ThoughtWorks aponta falta de diversidade como um dos motivos. O setor de tecnologia é formado, na sua maioria, por homens brancos, héteros e de classes sociais média ou alta.

Larissa Macêdo, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), reforça que Bruna foi vítima de racismo algorítmico. “É uma extensão do racismo estrutural. Se as vagas sugeridas estão aquém do currículo que ela cadastrou, o que resta de informação que ela colocou na plataforma? A foto dela”, analisa a estudiosa, que pesquisa tecnologia e inteligência artificial.

Pesquisadora também questiona o “peso” de cada informação dada no cadastro em relação à sugestão de vagas. “Quando uma pessoa se cadastra, ela também informa o gênero. Qual o peso do gênero escolhido? O que nesse sistema está associando o cadastro de Bruna a essas vagas?”, indaga Larissa.

Existe uma coisa chamada viés algorítmico. A programação das redes sociais não é neutra porque é feita por humanos. Tudo vai carregar quem nós somos. A gente precisa ter diversidade em quem constrói os códigos e discutir como eles são escritos Larissa Macêdo, pesquisadora de tecnologia e inteligência artificial

LinkedIn classifica as sugestões de vagas que Bruna recebeu como “equivocadas”. “Não foram causadas por discriminação racial. Informações demográficas como idade, raça, nacionalidade ou gênero não são utilizadas para recomendações de vagas”, se defende a plataforma, em nota enviada ao UOL. Segundo a empresa, as recomendações são baseadas na atividade do usuário, como busca por emprego e interações na rede social.

A plataforma também disse que os sistemas são avaliados frequentemente. “Para identificar e corrigir possíveis vieses, e contamos com especialistas dedicados em garantir que nossa tecnologia funcione de forma justa para todos”, diz trecho do comunicado.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...

Mundo

Polônia abate drones russos: “Violação sem precedentes” e “provocação”

A aviação polonesa disparou, na madrugada desta quarta-feira (10), contra “objetos hostis”,...