Mundo

Julgamento no STF pode mudar como redes sociais atuam no Brasil

Muitos analistas que acompanham o mundo da política têm dito que, se o Congresso não regula as Big Techs, o STF vai fazer isso
Helton Simões Gomes

Isso não quer dizer que o Congresso não teve tempo para se mexer, já que o caso que agora será julgado pelo STF e arrasta a quase 15 anos na Justiça.

O ano era 2009, e Aliandra Cleide Vieira, professora da rede pública de Minas Gerais, descobriu no Orkut algo que a perturbou. A rede social saiu do ar definitivamente em 2014. Para quem não se lembra, o diferencial do site, que pertencia ao Google, eram as comunidades. Nelas, as pessoas se reuniam em torno de um tema comum para discutir e trocar material a respeito. Foi um desses espaços que chocou Aliandra.

Ela encontrou uma comunidade intitulada, “Eu odeio a Aliandra”, em que seus alunos, já no ensino médio, disparavam todo tipo de xingamento e ofensa contra ela.

Aliandra pediu ao Google para tirar a comunidade do ar. Como não foi atendida, processou a empresa. Venceu nas primeira e segunda instâncias. Ganhou ainda o direito de ser indenizada. A Justiça mineira considerou que a companhia norte-americana não era responsável pelo conteúdo de terceiros, mas entendeu que, ao ignorar as ofensas contra Aliandra, ela passou a ser passível de responsabilização.

Em sua defesa, o Google argumentou que a exclusão da comunidade caracterizaria censura e violaria a livre manifestação do pensamento, que as postagens eram subjetivas para caracterizar que lesavam a professora e que não havia decisão judicial que atestasse a ofensa sofrida por ela. Por tudo isso, a Big Tech recorreu, e o caso foi parar no STF.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O primeiro santo millennial será canonizado hoje. Quem era Carlo Acutis?

O “influencer de Deus” será canonizado neste domingo pelo Papa Leão XIV,...

Mundo

Trump ‘declara guerra’ e ameaça Chicago com força ‘apocalíptica’

Depois de Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também...

Mundo

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indenização milionária

Um cirurgião do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em...

Mundo

Israel ameaça “medidas unilaterais” se Ocidente reconhecer Palestina

A ameaça foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon...