Mundo

Jovem que matou 3 meninas na Inglaterra é condenado a mais de 50 anos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um jovem que matou três meninas esfaqueadas em uma aula de dança temática da Taylor Swift na Inglaterra foi condenado nesta quinta-feira (23) a mais de 50 anos de prisão.

O juiz Julian Goose disse que o crime foi ”extremo, chocante e sério”. Para ele, Axel Rudakubana, agora com 18 anos, ”queria tentar cometer um assassinato em massa de meninas inocentes e felizes”.

O condenado deve cumprir 52 anos de detenção. Desse tempo, serão descontados seis meses em que ele já esteve sob custódia. ”A notícia de que o vil e doente assassino de Southport será condenado é bem-vinda”, comemorou o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

Axel admitiu os assassinatos em seu julgamento em Liverpool nesta quarta-feira (22). Rudakubana assumiu um total de 16 acusações, incluindo três de homicídio, 10 de tentativa de assassinato, além de produção de ricina e posse do manual da Al-Qaeda.

A pista terrorista não se sustentou na investigação. A polícia, no entanto, informou que o jovem também foi acusado de produzir ricina, um veneno extremamente tóxico, e de possuir um manual de treinamento da Al-Qaeda.

Acusado ficou calado a maior parte do tempo. Vestido com um agasalho cinza, ele se recusou a ficar de pé no tribunal na segunda-feira e permaneceu em silêncio, exceto para dizer a palavra “culpado” quando as acusações lhe foram apresentadas.

Alice Dasilva Aguiar, 9, Elsie Dot Stancombe, 7, e Bebe King, 6, foram mortas esfaqueadas. Outras oito crianças ficaram feridas, cinco delas em estado grave, além de dois adultos, na última terça-feira (30) em Southport, cidade do litoral.

O ataque ocorreu durante uma aula de dança de férias com tema da artista Taylor Swift. O garoto identificado como Alex Rudakubana, que tinha 17 anos na época, foi apontado como autor dos assassinatos, foi detido e compareceu a um tribunal inglês.

O esfaqueamento desencadeou distúrbios em dezenas de cidades, alimentados por agitadores de extrema-direita. Apoiadores extremistas começaram a disseminar nas redes sociais a informação de que o suspeito era terrorista, incitando ódio contra imigrantes e muçulmanos.

Os atos também interferiram nas homenagens que estavam sendo feitas às vítimas. Políticos e policiais disseram que a maioria dos manifestantes não era da região e que os confrontos atrapalharam a vigília com presença de milhares de pessoas.

A polícia desmentiu os ativistas e disse que o ataque não estava relacionado ao terrorismo. Além disso, a corporação afirmou que o adolescente nasceu na Grã-Bretanha. O menino era de Cardiff, nos Países de Gales, e se mudou para Inglaterra em 2023, segundo a BBC. Os pais dele são de Ruanda.

Mais de 410 pessoas foram condenadas em todo o país devido aos protestos. Extremistas de direita teriam entrado em confronto com as forças policiais, incendiando automóveis e atirando tijolos e outros objetos contra os agentes.

Ao menos 39 policiais ficaram feridos. Segundo o Serviço de Ambulâncias do Noroeste, 27 deles precisaram ser levados ao hospital. Oito sofreram ferimentos graves, incluindo fraturas. Além deles, três cães da polícia também foram atingidos.

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer precisou convocar uma reunião de crise após as manifestações. Ele se reuniu com chefes de polícia sobre a escalada da tensão e possíveis ações de contenção.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...