Mundo

Itália apura se detergente contaminado causou mortes de bebês prematuros

A morte de dois recém-nascidos prematuros no Hospital San Maurizio, em Bolzano, levou as autoridades sanitárias da Itália a abrir uma investigação urgente sobre um possível surto bacteriano. O que inicialmente se atribuía ao contato humano passou a ter outro foco: um produto de limpeza usado na unidade.

A bactéria Serratia, presente em diferentes ambientes, pode se tornar agressiva em pacientes com baixa imunidade, como bebês prematuros. Segundo o jornal Corriere Dell’Alto Adige, os investigadores chegaram a levantar a hipótese de que uma mãe teria levado o microrganismo para a UTI neonatal. Essa linha de apuração, porém, perdeu força após exames indicarem contaminação no detergente usado para lavar louças no hospital.

Diante da suspeita, o produto foi imediatamente retirado de circulação em todos os hospitais da província de Bolzano. Ainda de acordo com a imprensa italiana, o Núcleo de Antifraudes e Saúde (NAS) dos Carabinieri intensificou as inspeções em unidades médicas da região, enquanto análises laboratoriais buscam confirmar a relação entre o detergente e as infecções. A Procuradoria também estuda a abertura de inquérito por homicídio culposo.

Apesar da gravidade, dez prematuros internados permanecem em estado estável. Para reduzir riscos, gestantes com menos de 32 semanas estão sendo transferidas para o Hospital Santa Chiara, em Trento. Três já foram realocadas, e uma delas deu à luz sem complicações.

As autoridades seguem em alerta para rastrear a origem da contaminação e evitar novos casos.

Israel anuncia que vai concentrar a nova fase da ofensiva na cidade de Gaza, prometendo derrotar o Hamas e libertar reféns. Grupo palestino acusa manobra de “extermínio e deslocamento em massa”, enquanto civis são orientados a deixar a região

Notícias ao Minuto | 14:45 – 17/08/2025

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Júpiter poderá ser visto a olho nu hoje

Para observar Júpiter, Nasa recomenda olhar em direção ao leste e buscar...

Mundo

Conselho de Segurança da ONU se reúne a pedido da Ucrânia (após ataques)

A informação consta na agenda do Conselho, que foi alterada e publicada...

Mundo

‘Não acho que será necessário’, diz Trump sobre suposta captura de Putin

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (10) que...

Mundo

Após 40 anos no oceano, maior iceberg do mundo vai a colapsar, diz Nasa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O iceberg A23a, um dos maiores e...