Mundo

Israel bombardeia Teerã e alerta população próxima de usinas nucleares

O Exército de Israel anunciou, no fim da noite desta quarta-feira (18), um novo ataque aéreo contra Teerã e outras regiões do Irã. Por volta das 22h07, no horário de Brasília, as Forças de Defesa de Israel informaram o início de mais uma onda de bombardeios, repetindo o padrão adotado nas noites anteriores.

Ao mesmo tempo, veículos de imprensa como a Al Jazeera, do Catar, e a iraniana Press TV relataram explosões na capital iraniana e na cidade vizinha de Karaj.

Minutos depois, o porta-voz do Exército israelense para a imprensa árabe, Avichay Adraee, publicou uma mensagem na rede social X (antigo Twitter), pedindo que os moradores de Arak e Khandab — cidades localizadas a cerca de 300 quilômetros de Teerã — deixassem imediatamente a região.

“Cidadãos, por sua segurança, pedimos que abandonem as áreas designadas nas cidades de Arak e Khandab”, escreveu.

A ofensiva israelense mira supostas infraestruturas militares e nucleares. Próximo a Arak, está situado um importante reator nuclear de água pesada do Irã.

Este é o sétimo dia consecutivo de ataques israelenses ao território iraniano, iniciados na madrugada da última sexta-feira. Segundo o governo de Israel, o objetivo é conter o avanço do programa nuclear iraniano.

Os bombardeios têm atingido instalações estratégicas do Irã, que vem respondendo com o lançamento de mísseis contra cidades como Tel Aviv e Jerusalém, além de bases militares israelenses.

Míssil iraniano atinge hospital em Israel e agrava conflito com Teerã

O confronto entre Israel e Irã ganhou um novo e alarmante capítulo nesta quinta-feira (19), quando um míssil iraniano atingiu diretamente o Hospital Soroka, em Beersheba, no sul de Israel. Considerado um dos ataques mais graves desde o início da escalada militar, o bombardeio deixou ao menos 40 pessoas feridas — duas em estado grave — segundo os serviços de emergência israelenses.

O ataque foi interpretado como uma provocação direta ao governo israelense e à comunidade internacional, especialmente por ter como alvo uma das principais unidades de saúde do país. O bombardeio ocorre em meio a uma sucessão de ofensivas mútuas entre os dois países, que já dura sete dias, com a tensão crescente em torno do programa nuclear iraniano como pano de fundo.

Netanyahu promete retaliação severa

Diante do ataque ao hospital, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu com firmeza. Em uma publicação nas redes sociais, condenou a ofensiva e prometeu retaliação. “Os tiranos terroristas do Irã lançaram mísseis contra o Hospital Soroka, em Beersheba, e contra civis no centro do país. Cobraremos o preço total dos tiranos de Teerã”, afirmou no X.

Irã lança novo ataque e faz ameaças

Na quarta-feira (18), o Irã realizou sua 12ª onda de ataques contra Israel. Segundo a agência estatal Irna, o país utilizou mísseis balísticos de longo alcance, incluindo o modelo Sejjil, com dois estágios de disparo. Os alvos, de acordo com Teerã, incluíam bases militares e de inteligência, como o Mossad e a Aman.

Em tom ameaçador, o regime iraniano declarou que os bombardeios serão contínuos e afirmou que “os portões do inferno” foram abertos sobre os israelenses.

Leia Também: ‘Morte lenta ou vida em bunkers’, diz exército iraniano após atacar Israel novamente

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Massacre em prisão do Equador deixa 31 mortos durante rebelião violenta

Trinta e uma pessoas morreram neste domingo /9) durante um dia de...

Mundo

Aquecimento e resfriamento sem energia usa um único material

Energia Redação do Site Inovação Tecnológica – 10/11/2025 Diagrama conceitual da tecnologia de processamento...

Mundo

Toronto amanhece coberta de neve e ganha cenário de cartão de Natal

A cidade de Toronto, no sul da província de Ontário, no Canadá,...

Mundo

Cúpula atrasa início para incluir Lula em ‘foto de família’, na Colômbia

ANA ESTELA DE SOUSA PINTOSANTA MARTA, None (FOLHAPRESS) – Após anunciar de...