Mundo

Israel ataca o Irã; explosões são ouvidas no Teerã

A população de Teerã acordou com o som de explosões, e a televisão estatal iraniana confirmou o ataque.

Ainda não está claro qual local foi atingido, embora fumaça estivesse subindo de Chitgar, um bairro na zona oeste de Teerã.

Não há instalações nucleares conhecidas naquela região — mas também não se sabe, até o momento, se Israel realizou outros ataques em outras partes do Irã.

Um oficial militar israelense afirmou que o país mirou instalações nucleares iranianas, sem identificá-las.

O responsável falou com jornalistas sob condição de anonimato para discutir a operação em andamento, que também tem como alvo instalações militares.

O preço do barril de petróleo Brent, referência no mercado internacional, disparou após o ataque, subindo quase 5% com a notícia.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou que o país realizou o ataque, mas não revelou qual foi o alvo.

“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, são esperados imediatamente ataques com mísseis e drones contra Israel e sua população civil”, afirmou em comunicado.

A nota também informou que Katz “assinou uma ordem especial declarando estado de emergência na retaguarda”.

“É essencial seguir as instruções do comando e das autoridades da defesa civil e permanecer em áreas protegidas”, disse ele.

O Irã suspendeu hoje todos os voos no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, o principal do país, localizado nos arredores de Teerã, segundo informou a televisão estatal iraniana.

O Irã já havia fechado seu espaço aéreo anteriormente, antes de lançar ataques contra Israel durante a guerra entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas.

O ataque ocorre em um momento em que as tensões atingem níveis críticos devido aos avanços do programa nuclear iraniano.

Na quinta-feira, o Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica censurou o Irã, pela primeira vez em 20 anos, por não cooperar com os seus inspetores.

O Irã reagiu imediatamente, anunciando que irá instalar uma terceira unidade de enriquecimento de urânio no país e substituir algumas centrífugas por modelos mais avançados.

Israel vem alertando há anos que não permitirá que o Irã desenvolva uma arma nuclear — algo que Teerã insiste não ter intenção de fazer, embora autoridades locais já tenham dito diversas vezes que poderiam construí-las.

Os Estados Unidos já haviam retirado alguns diplomatas da capital do vizinho Iraque e ofereceram retirada voluntária às famílias de militares americanos destacados no Oriente Médio.

A Casa Branca ainda não comentou os ataques realizados por Israel.

Quando as explosões começaram em Teerã, o presidente americano, Donald Trump, estava no gramado da Casa Branca conversando com membros do Congresso.

Não ficou claro se ele foi informado na hora, mas Trump continuou a cumprimentar pessoas e posar para fotos por vários minutos.

Trump já havia dito anteriormente que pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que adiasse qualquer ação enquanto o governo de Washington negocia com o Irã.

“Enquanto eu achar que há chance de um acordo, não quero que eles ajam, porque acho que isso arruinaria tudo”, disse Trump aos jornalistas.

Leia Também: Partido português quer dificultar nacionalidade a filhos de imigrantes

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Box do chuveiro limpo com papel-manteiga? Truque elimina calcário

Quem já tentou limpar o box de vidro do banheiro sabe: o...

Mundo

Carlo Acutis, o ‘santo millennial’, gostava de Pelé e conhecia Nossa Senhora Aparecida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem todo herói usa capa. Mas a...

Mundo

Deputado francês pede investigação do TikTok por “colocar em risco a vida” de usuários

“Parece-me que há delitos de natureza criminal, de cumplicidade ativa e, em...

Mundo

Simulação da turbulência na galáxia não saiu de acordo com as teorias

Ao medir com precisão sem precedentes como a energia turbulenta se move...