O lançamento do Fortnite e da Epic Games Store no Brasil foi adiado de agosto para outubro.
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) iniciou negociações com a Apple, e adiou o prazo para a empresa se adequar às medidas provisórias. Torcemos para que o CADE consiga? https://t.co/17LMCZ9IA3
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) August 18, 2025
Desenvolvedora do Forrnite voltará com app para loja após Apple permitir operações financeiras fora de sua loja. “Torcemos para que a Apple realmente pare de atrapalhar quem quer fazer negócios de forma direta – sem taxas abusivas, mensagens de alerta enganosas ou práticas discriminatórias”, diz postagem no X.
Documentos do Cade indicam que Apple abriu negociação e pediu 30 dias. Fim do prazo está previsto para o início de setembro. Em tese, seria possível para a Epic Games liberar o games antes, mas a empresa parece estar sendo mais conservadora e sugerindo outubro.
Qual a causa dessa briga?
Em 2020, a Epic Games removeu o Fortnite, um dos jogos mais famosos do mundo, da App Store. Medida foi uma reação às taxas cobradas pela Apple – na época, 30% dos valores dos itens do game ficavam com a dona da plataforma. Empresa também removeu app da Play Store, a loja do Google. Como consequência, desenvolvedora entrou com ação contra Apple em várias partes do mundo.
No Brasil, a Epic Games não tem um processo contra a Apple, mas se apoia em decisão do Cade pró-Mercado Livre. A Superintendência do Cade pediu que Apple permitisse outras lojas de aplicativo dentro do seu ecossistema. Apple se disse “preocupada”, mencionando que abertura prejudica segurança e privacidade dos usuários.
Deixe um comentário