Mundo

horário e como ver a partir de hoje (28)

Sete planetas irão se alinhar. Segundo o Starwalk, os planetas que irão dividir o céu de forma visível a partir da Terra serão Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. “Este alinhamento planetário coincide com a Lua Nova, então haverá a oportunidade perfeita de observar objetos mais fracos como Urano e Netuno”, explica o portal.

Segundo a previsão, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte serão facilmente avistados a olho nu. Já Urano e Netuno exigirão equipamentos como um binóculo ou um pequeno telescópio para serem vistos.

Saturno será o planeta mais difícil de se ver no evento, diz o Starwalk. Os interessados em assistir ao “desfile” completo precisarão saber a hora exata para poder localizar o planeta. Por causa de sua proximidade com o Sol, a janela de observação deste planeta será mais curta.

Marte será o planeta mais ao alto no céu, acima do horizonte sul. O segundo planeta mais brilhante será Júpiter, seguido por Urano, Vênus, Netuno e Mercúrio. Por último, Saturno.

Eventuais “alinhamentos” não são extremamente raros. É comum conseguir visualizar dois ou três planetas logo após o pôr do sol. No entanto, a conjunção de sete planetas, como a prevista para a próxima semana, é, sim, considerada rara. Segundo previsão do Starwalk, o alinhamento com todos os planetas só deve acontecer novamente em 2161.

Entenda o que é o fenômeno

O termo “alinhamento planetário’ significa que vários planetas se reúnem em um lado do Sol ao mesmo tempo. Segundo o Starwalk, o evento é conhecido de forma informal como “desfile planetário” e indica que vários planetas são visíveis a olho nu em uma noite.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Crocodilo de 6 metros é visto carregando corpo de mulher desaparecida

Um crocodilo de aproximadamente seis metros de comprimento e quase um metro...

Mundo

Lula diz que deseja que Brasil receba ‘tratamento igualitário’ de Trump

“Quero dizer ao presidente dos EUA, Donald Trump, que não queremos uma...

Mundo

Nasa adia lançamento de missão à Lua previsto para março

Antes, a missão deveria ter sido lançada em 8 de fevereiro. No...

Mundo

Afinal, tarifa de 10% passa para 15%: “Permitido e legalmente testado”

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou neste sábado que a tarifa global...