Mundo

Grafeno branco abre caminho para energia mais limpa e tecnologia de última geração

Materiais Avançados

Redação do Site Inovação Tecnológica – 24/01/2025

Grafeno branco abre caminho para energia mais limpa e tecnologia de última geração

“Grafeno branco” é um bom apelido, mas o nitreto de boro só tem o formato em comum com as folhas monoatômicas de carbono.
[Imagem: University of Surrey]

Nitreto de boro

Materiais bidimensionais, como o grafeno e a molibdenita, tornaram-se famosos rapidamente, mas existem alternativas, algumas das quais tão ou mais promissoras do que essas estrelas da nanotecnologia.

O nitreto de boro hexagonal (hBN), por exemplo, também conhecido como “grafeno branco”, já foi usado para criar sinapses artificiais para computadores neuromórficos e até qubits para computadores quânticos.

Com apenas um átomo de espessura, o hBN é um material ultrafino e super-resiliente que bloqueia correntes elétricas, suporta temperaturas extremas e resiste a danos químicos. Sua versatilidade única o torna um componente inestimável em eletrônica avançada, onde pode proteger microchips delicados e permitir o desenvolvimento de transistores mais rápidos e mais eficientes.

E esse grafeno branco agora teve um novo impulso que o faz abrir uma vantagem considerável em relação aos seus competidores.

“Nossa pesquisa lança luz sobre os processos em escala atômica que governam a formação deste material notável e suas nanoestruturas. Ao entender esses mecanismos, podemos projetar materiais com precisão sem precedentes, otimizando suas propriedades para uma série de tecnologias revolucionárias,” disse o professor Marco Sacchi, da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Grafeno branco abre caminho para energia mais limpa e tecnologia de última geração

A possibilidade de fabricar o material sobre metais e de criar poros em nanoescala abrem uma vasta gama de novas aplicações.
[Imagem: Anthony J. R. Payne et al. – 10.1002/smll.202405404]

Aplicações ambientais e de energia

Especificamente, a equipe desvendou o processo de crescimento do hBN e suas nanoestruturas em substratos metálicos, o que leva as aplicações do grafeno branco para além da eletrônica, incluindo soluções de energia mais limpas e técnicas de fabricação mais ecológicas para a indústria química.

Usando a Teoria do Funcional da Densidade, combinada com modelagem microcinética, a equipe mapeou o processo de crescimento do hBN a partir de precursores de borazina, examinando processos moleculares importantes como difusão, decomposição, adsorção e dessorção, polimerização e desidrogenação. Essa abordagem permitiu que eles desenvolvessem um modelo em escala atômica que permite que o material seja cultivado em qualquer temperatura.

Indo um passo além, os pesquisadores também demonstraram a formação de hBN nanoporoso, uma nova versão do material que apresenta vazios estruturados, o que lhe dá novas propriedades e maior versatilidade, como absorção seletiva, catálise avançada e maior funcionalidade.

O hBN é promissor sobretudo em aplicações ambientais, incluindo detecção e filtragem de poluentes, bem como no aprimoramento de sistemas avançados de energia, incluindo armazenamento de hidrogênio e catalisadores eletroquímicos para células de combustível.

Bibliografia:

Artigo: Unravelling the Epitaxial Growth Mechanism of Hexagonal and Nanoporous Boron Nitride: A First-Principles Microkinetic Model
Autores: Anthony J. R. Payne, Neubi F. Xavier Jr, Anton Tamtögl, Marco Sacchi
Revista: Small
Vol.: 2405404
DOI: 10.1002/smll.202405404

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias

Outras notícias sobre:

Mais tópicos

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Esposa de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante protestos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rabi Laxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro do...

Mundo

Apple lança iPhone Air e iPhone 17

Por Stephen Nellis e Aditya Soni CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) – A...

Mundo

Polícia prende homem que oferecia ‘500 euros por cabeça de brasileiros’

Um homem de 56 anos foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), de...

Mundo

Startup Reflection AI, apoiada pela Nvidia, busca avaliação de US$5,5 bi, diz FT

(Reuters) – A Reflection AI, apoiada pela Nvidia, está levantando cerca de...