Economia

Governo Lula tem arrecadação recorde com IOF em junho

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu arrecadação recorde com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em junho graças ao aumento das alíquotas que vigorou naquele mês – e que foi posteriormente derrubado. Foram R$ 8 bilhões arrecadados, o maior valor em 20 anos.

O aumento do imposto ocorreu em maio, por meio de um decreto do presidente Lula. Na ocasião, o Ministério da Fazenda elevou o imposto sobre a contratação de crédito para empresas e microempreendedores individuais em mais de 100%. Houve ainda aumento do IOF sobre operações de câmbio e planos de previdência privada.

Entretanto, o Congresso reagiu e revogou o decreto em 25 de junho. Logo depois, o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as decisões do Executivo e do Legislativo e marcou uma conciliação entre os poderes. Isso se ocorreu após o governo recorrer ao Supremo, via Advocacia-Geral da União (AGU), buscando a derrubada da decisão do Congresso. A conciliação está marcada para o próximo dia 15.

VEJA TAMBÉM:

IOF será decidido em audiência de conciliação

O governo Lula argumenta que a taxação via IOF ajudará a cumprir metas fiscais. Caso contrário, afirma que precisaria cortar gastos, inclusive de emendas parlamentares – o que seria uma forma de pressionar o Congresso.

Agora, Executivo, Legislativo e STF se preparam para definir uma saída negociada na conciliação marcada por Moraes. O Congresso deve propor redução de isenções e contingenciamento de gastos. Já o governo possivelmente estuda uma forma de compensar parte da perda de receita.

O IOF incide sobre operações de crédito, câmbio, seguros e aplicações financeiras. Logo, seu aumento impacta consumidores e empresas. Assim, quando alguém pega um empréstimo no banco, é taxado. Ao mesmo tempo, ele também age como ferramenta regulatória, reduzindo crédito especulativo, por exemplo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

governo terá dificuldades em conciliação no STF

O governo Lula deve enfrentar dificuldades para sustentar o aumento do Imposto...

Economia

Dólar fecha em queda, a R$ 5,44, após Trump estender prazo para negociações comerciais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar fechou com uma queda de...

Economia

Aprenda a usar inteligência artificial para organizar seus gastos

É o tema do momento: a inteligência artificial pode facilitar sua vida...

Economia

Bets ganham fortuna, geram pouco emprego e mandam dinheiro para fora, diz Haddad

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Fernando Haddad (Fazenda) defendeu nesta terça-feira...