Mundo

Governo dos EUA recua e desiste de controlar a polícia de Washington

O governo dos Estados Unidos desistiu de assumir o controle da Polícia de Washington D.C. após as autoridades locais entrarem na Justiça contra a nomeação do diretor da Agência de Combate às Drogas (DEA) para chefiar a segurança da capital.

A decisão foi anunciada na sexta-feira (15) pelo Departamento de Justiça, depois que o procurador-geral do Distrito de Columbia, Brian Schwalb, processou a administração do presidente Donald Trump. Segundo ele, a medida representava uma “tomada hostil” da polícia local como parte da campanha republicana contra o crime.

Schwalb e a prefeita de Washington, Muriel Bowser, classificaram o recuo como “uma vitória” em coletiva de imprensa. A mudança de posição ocorreu após audiência conduzida pela juíza distrital Ana Reyes, que sugeriu um acordo para evitar a suspensão definitiva da medida.

Na segunda-feira anterior, Trump havia declarado “Emergência de Segurança Pública”, assumido o comando da polícia da capital e anunciado o envio de cerca de 800 soldados da Guarda Nacional com base em uma cláusula da Lei da Autonomia Municipal.

A decisão foi alvo de críticas, já que Washington registra atualmente os menores índices de homicídio em décadas. Trump também ameaçou adotar medidas semelhantes em outras cidades governadas por prefeitos democratas.

O republicano também afirmou que a legislação eventualmente aprovada se aplicaria apenas à capital, mas também poderia ser usada como modelo para outras cidades -ele já citou Chicago, uma cidade tradicionalmente democrata, como exemplo de local que falhou em combater a criminalidade.

Folhapress | 04:50 – 14/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Como morango do amor quebrou barreira do algoritmo nas redes sociais?

Virou um surto coletivo como há muito tempo não víamos Helton Simões...

Mundo

Após encontro com Putin, Trump e Zelensky conversam por telefone

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por cerca de uma hora...

Mundo

dona do Tinder aposta em videochamadas com desconhecidos

O vídeo 1:1 surge como resposta a um comportamento cada vez mais...

Mundo

Meta põe como aceitável falas sensuais a crianças, diz reportagem

Padrões não refletem necessariamente os resultados de IA generativa “ideais ou mesmo...