Mundo

Governo critica fim da checagem na Meta: ‘Convite à extrema direita’

Para o secretário, a decisão está alinhada ao governo Donald Trump. Ele argumenta que a empresa vai “atuar politicamente no âmbito internacional” junto à nova gestão, que assume em 20 de janeiro, contra “países que buscam equilibrar direitos no ambiente online”, como Brasil, membros da União Europeia e Austrália.

A declaração [de Zuckerberg] é explícita, sinaliza que a empresa não aceita a soberania dos países sobre o funcionamento do ambiente digital e soa como antecipação de ações que serão tomadas pelo governo Trump.
João Brant, secretário de Políticas Digitais de Lula

Presidente do PT considerou decisão da Meta gravíssima. “É gravíssima a noticia de que a Meta (Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) está se alinhando à extrema direita”, afirmou Gleisi Hoffman.

Para ela, rede sociais podem se tornar “plataformas políticas tendenciosas”, se se curvarem ao que chamou de “anseios de Donald Trump”. “Semelhante ao que já acontece no X [antigo Twitter], utilizando falsos pretextos como ‘liberdade de expressão’, ‘tribunais secretos’ e ‘censura’.”

Uma declaração de guerra à democracia ao redor do mundo. Por isso precisamos combater a desinformação, fiscalizar as plataformas digitais e exigir mais transparência junto aos usuários. […]estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais.
Gleisi Hoffmann (PT)

Zuckerberg citou “cortes secretas da América Latina” para falar que STF censura redes — sem apresentar provas. Ele também disse estar alinhado com Trump e o empresário detentor da rede social X, Elon Musk, contra as imposições feitas pela União Europeia. Para Gleisi, Trump, Zuckerberg e Musk usam de poder econômico para “atropelar direitos dos usuários”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...