Economia

Galípolo contraria Haddad e critica ajuste do IOF para aumentar arrecadação

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, contrariou o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e criticou a decisão de ajustar o IOF para aumentar a arrecadação e fechar as contas públicas deste ano.

Galípolo já foi o braço direito de Haddad na Fazenda e indicado por ele para comandar a autarquia, além de já ter sido altamente elogiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Sempre tive a visão de que a gente não deveria usar o IOF nem para questões arrecadatórias nem para apoiar política monetária. Acho que é um imposto regulatório, como está bem definido”, disse nesta segunda (2) em um evento do mercado financeiro.

VEJA TAMBÉM:

O aumento do IOF levou a uma crise entre o governo e o Congresso, e Haddad prometeu apresentar nesta terça (3) uma solução alternativa que passaria por uma revisão do decreto junto do encaminhamento de reformas estruturais.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu a ele um ultimato, sob a ameaça dos parlamentares derrubarem a decisão – o que seria inédito.

Gabriel Galípolo foi além na crítica e afirmou que o uso do IOF como medida arrecadatória em vez de regulatória pode “soar como controle de capitais, o que não é desejado”.

E emendou afirmando que o imposto não deveria ser usado em operações de crédito “em função de uma arbitragem tributária”.

“Dizer que vai pensar em usar o IOF para fazer isonomia das alternativas de crédito, eu acho que é coerente com o instrumento. Mas… em que patamar? Aí é uma outra discussão”, completou.

Haddad se reuniu novamente com Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na noite desta segunda (2), para discutir a proposta alternativa ao aumento do IOF. Eles, no entanto, não deram detalhes sobre o que foi decidido.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Dólar abre em leve alta na véspera de decisões do Banco Central e do Fed

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar abriu com uma leve alta...

Economia

Embraer assina contrato com Holanda para fornecer Sistema de Evacuação Aeromédica –

A Embraer informou nesta terça-feira, 17, que assinou um contrato com a...

Economia

Aposentados do INSS descobrem débitos automáticos indevidos no benefício

(FOLHAPRESS) – Após o escândalo das fraudes dos descontos de associações e...

Economia

Em leilão, governo concede 19 novas áreas para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A ANP (Agência Nacional do Petróleo,...