Mundo

França investigará X por suposta manipulação de algoritmo

A investigação destaca a crescente preocupação global com o poder do X e de seu dono, Elon Musk. O bilionário usou a rede social para apoiar pessoalmente partidos e causas da ultradireita em países como Alemanha e Grã-Bretanha.

A notícia da investigação chega a poucos dias de uma importante cúpula sobre inteligência artificial em Paris, que deverá receber líderes globais, incluindo o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, assim como executivos de big techs, incluindo Elon Musk.

O escritório que vai conduzir a investigação é o mesmo que liderou o inquérito no ano passado contra o chefe do Telegram, Pavel Durov, que foi preso após aterrissar em um aeroporto de Paris, acusado de não impedir a prática de delitos na plataforma.

Durov, que está em liberdade sob fiança, nega as as alegações, mas o Telegram disse desde então que está cooperando mais estreitamente com a polícia para remover conteúdo ilegal.

Atualmente, a Comissão Europeia está investigando o X por seis possíveis violações diferentes da lei que trata de moderação de conteúdo na União Europeia, a Lei de Serviços Digitais (DSA).

No Brasil, o X foi bloqueado por mais de um mês, no ano passado, após sucessivos descumprimentos de determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) para conter a disseminação de desinformação.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...

Mundo

Polônia abate drones russos: “Violação sem precedentes” e “provocação”

A aviação polonesa disparou, na madrugada desta quarta-feira (10), contra “objetos hostis”,...

Mundo

‘Tivemos de convencer os bancos dos benefícios do Pix’

O impacto dessa tecnologia 100% brasileira foi além das fronteiras. Hoje já...