Mundo

Ex-assessor prepara denúncia contra Moraes ao Parlamento europeu, dizem aliados

CÉZAR FEITOZA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-assessor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Eduardo Tagliaferro prepara uma denúncia contra o ministro Alexandre de Moraes para ser entregue ao Parlamento europeu, informaram à Folha de S.Paulo dois de seus aliados.

Tagliaferro alega ter documentos e trocas de mensagens preservadas da época em que foi auxiliar de Moraes na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE, durante o período eleitoral de 2022.

Ele acusa Moraes de perseguir políticos de direita e restringir a liberdade de expressão pela derrubada de publicações e perfis das redes sociais.

“Destruiu a minha vida e a de várias pessoas, isso é pouco, logo EU estarei mostrando para o Brasil quem é Alexandre de Moraes, e os bastidores do seu gabinete”, escreveu o ex-assessor nas redes sociais na quarta-feira (31).

Tagliaferro se mudou para a Itália após ser alvo de investigação da Polícia Federal. Ele acabou indiciado em abril deste ano sob suspeita de ter violado o sigilo funcional envolvendo informações sobre procedimentos adotados no gabinete de Moraes.

O inquérito foi aberto, sob sigilo, após a Folha revelar em agosto de 2024 que o gabinete de Moraes no Supremo ordenou, por mensagens e de forma não oficial, a produção de relatórios pelo TSE para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fake news na corte em 2022.

A Folha de S.Paulo teve acesso a mais de seis gigabytes de mensagens e arquivos trocados via WhatsApp por auxiliares do ministro -entre os quais estava Tagliaferro.

À época, o gabinete de Moraes disse em nota que todos os procedimentos relatados na reportagem eram “oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria-Geral da República”.

Desde que se mudou para a Itália, Tagliaferro passou a utilizar as redes sociais para fazer oposição a Moraes e ao governo Lula (PT). Mais recentemente, se uniu ao blogueiro Allan dos Santos -foragido da Justiça brasileira desde 2021, quando o ministro decretou sua prisão preventiva no âmbito do inquérito das fake news.

Dos Santos e Tagliaferro participaram juntos de um programa no Youtube na quarta. O ex-assessor disse que em pouco tempo de trabalho no TSE percebeu que havia uma “perseguição contra a direita”.

“Só chegavam coisas no gabinete da direita, nada da esquerda, e isso me chamou atenção e comecei a questionar esse tipo de coisa”, disse. Ele afirmou que não daria detalhes do que possui para “não perder a graça”.

A Folha de S.Paulo procurou o advogado de Tagliaferro, Eduardo Kuntz, que disse que não comentará o caso. O ex-assessor e o STF também não se posicionaram.

O movimento de Tagliaferro se junta a outras ações no exterior de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tentam denunciar o ministro.

Pessoas próximas a Eduardo Bolsonaro e ao ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo negam que o ex-assessor de Moraes atue em parceria com eles na busca por sanções contra o ministro do Supremo.

Alexandre de Moraes foi alvo de sanção financeira do governo dos EUA na quarta. A ordem executiva de Donald Trump que anunciou a aplicação da Lei Magnitsky diz que o ministro do STF abusou de prisões preventivas injustas e atenta contra a liberdade de expressão.

O pano de fundo é o avanço do processo contra Jair Bolsonaro pela trama golpista de 2022. O ex-presidente é acusado de cometer cinco crimes e, caso condenado, pode cumprir até 43 anos de prisão.

Leia Também: Moraes manda AGU acompanhar processo de extradição de Zambelli

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Google perde na Justiça e deverá abrir Android para lojas rivais

“Vitória total no recurso da Epic contra o Google!”, publicou na rede...

Mundo

Putin diz que expectativas de cessar-fogo com a Ucrânia estão ‘infladas’

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Em meio à pressão dos EUA, o...

Mundo

Falha global em TVs Samsung faz com que apps não sejam acessados

No X, pessoas de várias partes do mundo reclamam de problemas de...

Mundo

Trump move submarinos nucleares após comentários do ex-presidente russo

Nesta sexta-feira (1º), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ordenou...