Mundo

Espanha vai impor multa a quem não rotular conteúdo gerado por IA

A Espanha está entre os primeiros países da UE a implementar as regras do bloco, consideradas mais abrangentes do que o sistema dos Estados Unidos, que depende amplamente da conformidade voluntária e de uma colcha de retalhos de regulamentações estaduais.

Lopez acrescentou que todos estão suscetíveis a ataques “deepfake” — um termo que abarca vídeos, fotografias ou áudios que foram editados ou gerados por algoritmos de IA, mas são apresentados como reais.

O projeto de lei espanhol, que precisa ser aprovado pela câmara baixa, classifica a não conformidade com a rotulagem adequada de conteúdo gerado por IA como uma “infração grave” que pode levar a multas de até 35 milhões de euros (US$ 38,2 milhões) ou 7% do faturamento anual global.

Garantir que os sistemas de IA não prejudiquem a sociedade tem sido uma prioridade para os reguladores desde que a OpenAI revelou o ChatGPT no final de 2022, que impressionou os usuários ao envolvê-los em conversas semelhantes às humanas e realizar outras tarefas.

O projeto de lei também proíbe outras práticas, como o uso de técnicas subliminares — sons e imagens imperceptíveis — para manipular grupos vulneráveis. Lopez citou como exemplos chatbots que incitam pessoas com vícios a jogar ou brinquedos que encorajam crianças a realizar desafios perigosos.

A lei também impediria que organizações classificassem pessoas por meio de seus dados biométricos usando IA, classificando-as com base em seu comportamento ou características pessoais para conceder-lhes acesso a benefícios ou avaliar seu risco de cometer um crime.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...