Mundo

entenda a polêmica técnica para ‘ressuscitar’ animais

Tecnologia já existe, na teoria. Verdade conta que as fases de extração, clonagem, substituição e implantação desse ovo no útero da fêmea da espécie vivente são tecnologias que já existem.

Na prática, a situação é muito mais complexa. “Depende de várias questões, como a qualidade do DNA retirado do espécime extinto e da proximidade da espécie vivente que receberia a célula ovo resultante desse processo de engenharia genética”, explica a professora.

Taxa de sucesso ainda é baixa. Isso levando em consideração as técnicas mais conhecidas e usuais, como fertilização in vitro. “Imagine esse processo todo lidando com DNA preservado por milhares de anos. Mas estamos avançando muito e podemos ver acontecer, de fato, no futuro”, diz.

Que paleontólogo não gostaria de visitar o Jurassic Park e ver, ao vivo, os animais que estuda através dos fósseis? Enxergar respostas a hipóteses sobre aparência, movimentação, dieta, história natural? Seria incrível. Mas deixo a pergunta: isso seria trazer uma espécie extinta à vida? Vanessa K. Verdade, bióloga

Cromosso de mamute-lanoso foi reconstruído por cientistas; empresa quer 'ressuscitá-lo'
Cromosso de mamute-lanoso foi reconstruído por cientistas; empresa quer ‘ressuscitá-lo’ Imagem: Reprodução/ Royal Victoria Museum (Canadá)

‘Desnecessário e incômodo para os bichos’

Projeto sem lógica e com vários danos ambientais. Biólogo e professor Kayron Passos diz que a ideia da empresa não tem lógica. Para ele, a tal “desextinção” só traria benefícios econômicos e financeiros para a instituição. “Pensando ecologicamente, isso apresentaria vários danos ambientais e ainda não iria garantir que a espécie se mantivesse viva”, diz.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

IA na educação: por que a China aprende na escola onde o Piauí dá aula – 04/11/2025

A China decidiu começar cedo: implantou neste ano a nova política nacional...

Mundo

Auditoria revela que senha do sistema de segurança do Louvre é… Louvre

O assalto ao Museu do Louvre, em Paris, continua dando o que...

Mundo

por que a China aprende na escola onde o Piauí dá aula

Amanda dá aulas de biologia, mas desde o ano passado assumiu também...

Mundo

Sobe para 43 número de mortos após passagem do furacão Melissa no Haiti

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O furacão Melissa deixou pelo menos 43...