Mundo

Elon Musk e Sam Altman, do ChatGPT, já foram sócios e hoje são rivais

Como Altman e Musk foram da amizade à rixa pública?

Em 2015, Altman e Musk estiveram entre os 11 confundadores da OpenAI, mas eram os dois empresários que serviam como seus diretores. Em um post introdutório no blog da empresa na época, ela é apresentada como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos cuja missão era “avançar a inteligência digital da maneira em que é mais provável de beneficiar a humanidade como um todo, irrestrita pela necessidade de gerar retorno financeiro”.

Altman e Musk, junto com outros investidores, investiram US$ 1 bilhão na OpenAi quando ela foi fundada. Entre outros nomes que colaboraram com o projeto estão empreendedores bilionários como o democrata Reid Hoffman e o republicano Peter Thiel, fundador do PayPal e ex-membro do conselho do Facebook (e depois Meta).

Em 2018, Musk deixou o conselho de diretores da OpenAI em uma decisão justificada pela organização como “eliminação de um potencial conflito futuro para Elon, à medida que a Tesla continua a se tornar mais focada em IA”. Na ocasião, o anúncio garantia que Elon Musk continuaria a doar dinheiro e aconselhar o desenvolvimento da OpenAI.

Em julho de 2023, Musk anunciou sua própria startup de inteligência artificial generativa, a xAI. Parte desta iniciativa era o chatbot Grok que ele descreveu como “anti woke” (algo como “não politicamente correto”), em resposta ao ChatGPT — que havia sido lançado ao público pouco mais de oito meses antes e causou grande alarde. Em uma conversa no Twitter Spaces na época, ele ainda ressaltou o potencial destrutivo da IA para a humanidade.

Em março de 2024, Musk entrou com um processo contra a OpenAI por supostamente se tornar “uma subsidiária de fato” e “de código fechado” da Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates é investidora da organização de Altman. Em novembro, ele ainda entrou com uma liminar para conter uma “górgona paralisadora do mercado”, como classificou a OpenAI, de se tornar uma entidade com fins lucrativos. Em outubro, ele afirmou em entrevista a Tucker Carlson que Altman era “alguém em que não se pode confiar”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump é detonado em restaurante: “é o Hitler do nosso tempo”

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Manifestantes chamaram Donald Trump de “Hitler dos nossos...

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...

Mundo

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah

O ativista ultraconservador norte-americano Charlie Kirk morreu, esta quarta-feira (10), após ter...

Mundo

data e onde será visível

Por isso, sua sombra nunca cobre o globo inteiro: trata-se de uma...