Mundo

E se você fosse jogado no espaço sem roupa de proteção? Não seria bom

Esse tempo varia por pessoa, mas uma vez que o sangue sem oxigênio começa a chegar ao cérebro, a tendência é a perda de consciência devido à hipóxia, um estado de baixo teor de oxigênio no tecido orgânico.

Antes disso, é bem provável que ela sentiria uma sensação estranha. Em um ambiente despressurizado, a tendência é que líquidos não dependam de altas temperaturas para entrarem em ebulição.

Considerando que cerca de 60% do corpo humano é composto de água, em poucos segundos os líquidos do seu corpo começarão a vaporizar e a ocupar mais espaço, o que faz você inchar – e também a expelir o conteúdo de estômago, intestinos e sistema urinário na forma de vômito, fezes e urina.

Conforme isso continua a acontecer, também há um grande risco de que se formem bolhas dentro do sistema circulatório, e uma situação chamada embolia gasosa tende a ocorrer. Nela, bolhas de gás bloqueiam a circulação de sangue, algo potencialmente fatal se ocorrer na região do coração —o que faria as células do órgão morrer gradativamente, provocando uma parada cardíaca. Ou ainda no cérebro, que sem sangue e oxigênio, teria um quadro de hipóxia.

Você não vai congelar (rapidamente)

Bem, o espaço é muito frio e nós até já falamos aqui como seria se o Sol fosse “desligado”. Mas, exposto a ele e sem proteção, você não congelaria instantaneamente, como muita gente supõe. O motivo para isso é a ausência de um material —como aconteceria com o ar, na Terra— para a troca de calor com o corpo humano.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18) em...

Mundo

World Labs, da pioneira em IA Fei-Fei Li, levanta US$1 bilhão

18 Fev (Reuters) – A World Labs, da renomada cientista da computação...

Mundo

Mpox: nova recombinação de cepas é identificada pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu no último sábado, 14, a...

Mundo

Luísa Sonza tem medo da câmera que detecta pum, mas imagens são reais?

As câmeras térmicas e as usuais são diferentes em relação à sensibilidade....