Mundo

Donald Trump incentiva protestos no Irã e diz que “ajuda está a caminho”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incentivou nesta terça-feira a população do Irã a manter os protestos contra o regime, afirmando que a “ajuda está a caminho”.

A mensagem foi publicada na rede social Truth Social, onde Trump encorajou os manifestantes a seguir mobilizados até a derrubada das autoridades iranianas. “Patriotas iranianos, continuem em protesto, retomem o controle das instituições”, escreveu. O presidente norte-americano também afirmou ter cancelado todas as reuniões com representantes do governo iraniano até que “cessem os assassinatos sem sentido de manifestantes” e encerrou a publicação com o slogan “MIGA” (Make Iran Great Again).

 
 


 

Desde o início das manifestações no país, Trump vem fazendo reiteradas ameaças de uma possível intervenção militar dos Estados Unidos. A repressão aos protestos que ocorrem no Irã já deixaram cerca de 2.000 pessoas mortas, confirmou nesta terça-feira (13) um membro do governo iraniano à agência de notícias Reuters.

O governo iraniano, por sua vez, reagiu com ameaças de retaliação, incluindo ataques a instalações militares e embarcações norte-americanas. O Catar abriga a maior base militar dos Estados Unidos na região. Em junho do ano passado, durante o conflito entre Irã e Israel, Teerã lançou mísseis contra a base como resposta a um ataque americano a instalações nucleares iranianas.

Apesar da escalada de tensões, autoridades catarianas afirmaram que ainda há espaço para uma saída negociada. “Estamos em uma fase em que acreditamos que uma solução diplomática pode ser encontrada”, disse Al-Ansari, porta-voz do governo do Catar. Segundo ele, conversas estão em andamento com países da região e parceiros internacionais.

Também nesta terça-feira, Trump anunciou novas tarifas contra parceiros comerciais do Irã. A Casa Branca informou que a possibilidade de ataques aéreos continua sobre a mesa, embora a diplomacia siga sendo tratada como a principal alternativa.

A violência contra manifestantes no Irã foi condenada por diversos países e organismos internacionais, entre eles Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, o Conselho Europeu e a Organização das Nações Unidas.

“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre qualquer e todo negócio realizado com os Estados Unidos da América”, disse Trump em uma publicação na rede Truth Socia

Folhapress | 06:20 – 13/01/2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Irã acusa Trump de estimular violência e diz estar pronto para a guerra

O governo do Irã afirmou nesta segunda-feira (12) que mantém “controle total”...

Mundo

ONU pede investigação à morte de mulher por agente do ICE em Minneapolis

A Organização das Nações Unidas cobrou, nesta terça-feira, a abertura de uma...

Mundo

Justiça da França começa a julgar recurso de Le Pen para disputar Presidência em 2027

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Marine Le Pen, maior nome da ultradireita da...

Mundo

EUA: Promotores renunciam após morte de mulher pelo ICE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Seis promotores federais de Minnesota renunciaram nesta...