Mundo

Deputado francês Olivier Marleix é encontrado morto aos 54 anos

Um deputado francês foi encontrado morto nesta segunda-feira (1º) em sua casa em Anet, na região de Eure-et-Loir. Olivier Marleix, de 54 anos, era filiado ao partido conservador Os Republicanos (LR, na sigla em francês).

A informação foi confirmada à imprensa local pelo promotor de Chartres, Frédéric Chevallier.

A polícia foi acionada pelo prefeito de Anet — cargo que já havia sido ocupado por Marleix entre 2008 e 2017. Os agentes conseguiram entrar na residência pelo jardim e encontraram o parlamentar enforcado em um dos quartos do andar superior, segundo o promotor declarou à agência AFP.

Foi aberta uma investigação para apurar as causas da morte, e uma autópsia será realizada.

A sessão da Assembleia Nacional foi suspensa logo após a divulgação da notícia, por volta das 17h (12h em Brasília).

“Acabamos de receber uma notícia terrível sobre um dos nossos colegas”, disse Naïma Moutchou, vice-presidente da Assembleia Nacional.

Nesta terça-feira (8), a presidente da Assembleia Nacional da França, Yaël Braun-Pivet, irá propor um minuto de silêncio e uma homenagem oficial em memória de Olivier Marleix.

“A Assembleia Nacional está de luto. Olivier Marleix dedicou-se com total entrega à sua região e à nossa democracia. Era íntegro, rigoroso e profundamente humano. Estou profundamente abalada com essa perda e expresso minhas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas”, escreveu Braun-Pivet na rede social X (antigo Twitter).

Ela informou ainda que vai sugerir à Conferência dos Presidentes que a homenagem ocorra às 15h (horário local), no plenário do Parlamento.

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, já reagiu e descreveu Olivier Marleix como um “político experiente” que “defendia as suas ideias com convicção”. “A morte de Olivier Marleix deixa o nosso parlamento de luto. Político experiente, defendia as suas ideias com convicção. Respeitava também as nossas divergências, porque se baseavam no nosso amor pelo nosso país. Envio as minhas condolências à sua família, ao seu pai Alain e a todos os seus colegas”, disse o chefe de Estado numa publicação partilhada no X. 

Também pela rede social X, o primeiro-ministro da França, François Bayrou, expressou surpresa e profunda tristeza com a notícia. “Recebemos com imensa dor a notícia da morte repentina de Olivier Marleix. Jamais imaginamos a fragilidade do ser humano”, declarou. 

O LR também lamentou a morte. 

O parlamentar, antigo presidente do LR na Assembleia Nacional francesa, era amigo íntimo do antigo primeiro-ministro Michel Barnier e filho de Alain Marleix, que foi secretário de Estado do Ministério do Interior. 

Era deputado há muitos anos e trabalhou em vários gabinetes ministeriais. Deixa duas filhas.

Após nova análise do FBI e do Departamento de Justiça dos EUA, as autoridades concluíram que Jeffrey Epstein se suicidou e não mantinha uma “lista de clientes”. O relatório descarta novas acusações, desmente teorias conspiratórias e afirma que não há provas de chantagens envolvendo figuras influentes

Folhapress | 16:48 – 07/07/2025



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ex-ministro russo é encontrado morto após ser demitido por Putin

O ex-ministro dos Transportes russo, Roman Starovoit, foi encontrado morto horas após...

Mundo

Trump diz que Brasil está fazendo ‘coisa terrível’ com Jair Bolsonaro: ‘Deixem ele em paz’

(ESTADÃO CONTEÚDO) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o...

Mundo

Enchente no Texas mata 27 meninas e monitoras em acampamento cristão

O acampamento cristão de verão Camp Mystic, exclusivo para meninas, localizado na...

Mundo

Homem é morto após ser engolido por píton de 8 metros na Indonésia; veja

Um agricultor de 63 anos foi encontrado morto no interior de uma...