Mundo

Condenado no corredor da morte é salvo minutos antes da execução

Um preso que seria executado nesta quinta-feira (13) foi poupado minutos antes da aplicação da injeção letal no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, após receber um indulto do governador Kevin Stitt.

A execução de Tremane Wood estava marcada para as 10h (horário local), mas o governador decidiu aceitar a recomendação do Conselho de Indultos e Liberdade Condicional e comutou a pena de morte para prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

O caso de Wood, de 46 anos, aconteceu 2002, quando um assalto a um hotel em Oklahoma terminou com a morte de um jovem imigrante de 19 anos que trabalhava como agricultor no estado de Montana. Condenado à morte pelo crime, Wood sempre afirmou ser inocente da acusação de homicídio, alegando que quem matou a vítima foi seu irmão, Zjaiton, morto na prisão em 2019.

“Não sou um monstro, não sou um assassino. Nunca fui”, declarou Tremane em um vídeo divulgado por sua defesa. A advogada reforçou que o irmão dele havia confessado ter cometido outros assassinatos.

Antes da decisão do governador, a defesa chegou a recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos para tentar impedir a execução, mas o pedido foi negado. Procuradores insistiam que Wood representava perigo à sociedade, alegando que ele continuava a cometer crimes dentro da prisão, como tráfico de drogas, contrabando de celulares e incitação à violência entre detentos.

Desde que assumiu o cargo, há sete anos, o governador Kevin Stitt concedeu clemência a um condenado à morte apenas uma vez até esta decisão que salvou Tremane Wood da execução.

Incidente ocorreu em imóvel que armazenava fogos de artifício e provocou várias explosões secundárias. Bombeiros investigam se o local funcionava de forma clandestina e o que teria causado a detonação na Avenida Celso Garcia, zona leste da capital.

Notícias ao Minuto | 05:30 – 14/11/2025



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Vídeo viral: Trump recebe crianças na Casa Branca e não é reconhecido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma pausa no seu...

Mundo

Amazon e Microsoft apoiam restrição de vendas de chips da Nvidia para a China, relata WSJ

A Microsoft manifestou-se publicamente a favor da legislação, enquanto funcionários da unidade...

Mundo

Brasileiro quer distância, mas não sabe reconhecer música feita com IA

Mas não se engane, há uma mente humana por trás de Xania:...

Mundo

"Metal vivo" pode unificar biologia e eletrônica

Quando anunciaram que queriam dar uma “vida nova” para os eletrônicos, ninguém...