Mundo

Como um USB permitiu ataque hacker que roubo R$ 100 milhões de banco

Dispositivo acoplado, geralmente conectado na porta USB, tem como propósito roubar senhas de clientes e do servidor do banco remotamente. Aparelho acoplado pode incluir captadores do que é digitado (keyloggers) e sistemas que possibilitam acesso remoto. “Criminosos podem coletar diversas informações tanto do equipamento que teve o dispositivo acoplado, quanto de outros equipamentos na mesma rede”, explica Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da Eset.

Coleta poderia fornecer dados valiosos, como usuários e senhas que tenham acesso privilegiado aos sistemas do banco e que permitissem transferências bancárias da magnitude das que ocorreram no ataque
Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da Eset

Participação de colaborador interno, como neste caso, é considerado um dos maiores ricos de segurança cibernética. Segundo Hiago Kin, do Ibrinc (Instituto Brasileiro de Resposta a Incidentes Cibernéticos), o problema é que esta “ameaça interna” consegue contornar a maioria das proteções técnicas e de monitoramento da empresa

O envolvimento do funcionário foi fundamental para burlar os controles de segurança da instituição, uma vez que ele tinha conhecimento e acesso privilegiado ao ambiente interno, sem isso, dificilmente seria possível Hiago Kin, presidente do Ibrinc (Instituto Brasileiro de Resposta a Incidentes Cibernéticos)

Modus operandi foi semelhante ao do ataque à C&M Software, mas ainda não há ligação entre os casos. “Como no caso de São Paulo, um funcionário foi cooptado”, disse o delegado Magno Machado, chefe da divisão de fraudes da PCMG, em coletiva de imprensa.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O primeiro santo millennial será canonizado hoje. Quem era Carlo Acutis?

O “influencer de Deus” será canonizado neste domingo pelo Papa Leão XIV,...

Mundo

Trump ‘declara guerra’ e ameaça Chicago com força ‘apocalíptica’

Depois de Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também...

Mundo

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indenização milionária

Um cirurgião do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em...

Mundo

Israel ameaça “medidas unilaterais” se Ocidente reconhecer Palestina

A ameaça foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon...