Use caracteres especiais, números e letras maiúsculas. Alguns aplicativos e redes sociais já exigem, na hora do cadastro da senha, o uso de caracteres especiais como “@”, “*” “$” e números para formar uma combinação considerada forte. O conjunto formado pelos caracteres aumenta a quantidade de possíveis combinações, tornando a identificação da senha mais difícil.
Elabore sua senha a partir dessa recomendação em todas as plataformas que usar. As combinações alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos, tornam a senha mais forte, dificultando uma invasão. Se possível, crie uma senha de aproximadamente 15 caracteres.
Mude suas senhas com certa frequência. Se você possui combinações feitas há anos, mude imediatamente. Não é possível garantir que elas não tenham feito parte de vazamento de dados antigos. A recomendação da empresa russa de segurança Kaspersky é que as senhas sejam mudadas a cada 90 dias.
Não use a mesma senha em sites diferentes. Neste caso, um criminoso que conseguir descobrir sua senha pode tentar usá-la em outros perfis em seu nome. Caso a senha seja a mesma, o acesso será liberado. “Se você está digitando o mesmo código para acessar a Netflix, Spotify, Internet Banking e suas redes sociais, é hora alterá-la”, destaca a Kaspersky.
Se você tem dificuldades para memorizar as senhas, a Kaspersky dá uma dica importante: use uma “cadeia estática” de combinações. Como? Crie uma lista de palavras importantes e elabore uma senha com as iniciais de cada uma. Exemplo: se você é fã da música de ninar “dorme neném, que a cuca vem pegar”, você pode criar a senha “dnq@cvp”.
Não anote suas senhas no próprio celular. Guardar todas as senhas em um bloco de notas no celular, por exemplo, é uma opção totalmente insegura —se você for assaltado, todos os seus dados podem ficar nas mãos dos bandidos. Você pode utilizar gerenciadores de senhas, que funcionam basicamente como um banco de dados, ou seja, uma espécie de cofre virtual que guarda todas as suas combinações em um único lugar. O 1Password é uma opção entre os gerenciadores de senhas.













Deixe um comentário