Mundo

como seria se fôssemos imortais?

O mesmo vale na hora de encontrar os amigos, algo que sempre poderia “ficar para depois”. A tendência é nos tornarmos pessoas mais fechadas e menos expostas a tudo de bom e de ruim que o convívio social causa.

Além da questão de desenvolvimento social, essa nova relação com o tempo também afetaria outro aspecto: a evolução científica e tecnológica. Afinal, por que avançar em ritmo acelerado e tentar tornar a nossa vida melhor hoje se teremos todo o tempo do mundo?

Religiões seriam diferentes

Religião anda de mãos dadas com a vida e a morte. Para muitas pessoas, acaba sendo um conforto acreditar que há seres superiores gerenciando tudo que acontece “aqui embaixo”. Ou, ainda, que a morte não significa um simples fim, mas, sim, uma passagem, uma troca de ciclo, e que não há sentido em pensar nisso.

Trazendo essa relação terapêutica das religiões, fica o questionamento: fossem os humanos imortais, faria sentido cultuar deuses ou acreditar em seres superiores? Será que teríamos instituições que, mais do que dar esse tipo de conforto e orientação às pessoas, também acabam ditando costumes ao definirem o que é certo e errado —e, em alguns momentos, é capaz de provocar comportamentos extremos que desaguam em desentendimentos, conflitos e guerras?

Isso não quer dizer que um mundo com pessoas imortais e, por conta disso, sem religião seria melhor ou pior. Certamente, porém, seria diferente.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Apple lança iPhone Air e iPhone 17

Por Stephen Nellis e Aditya Soni CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) – A...

Mundo

Polícia prende homem que oferecia ‘500 euros por cabeça de brasileiros’

Um homem de 56 anos foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), de...

Mundo

Startup Reflection AI, apoiada pela Nvidia, busca avaliação de US$5,5 bi, diz FT

(Reuters) – A Reflection AI, apoiada pela Nvidia, está levantando cerca de...

Mundo

Braço armado do Hamas reivindica autoria de ataque que matou 6 em Jerusalém

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ala militar do Hamas, chamada de...