Fiscalização detectou problemas de sinal de telefonia e diversos casos de recebimento de mensagens suspeitas. A Anatel, então, acionou a polícia para poder verificar o local, um apartamento no 13º andar, de onde estavam sendo emitidos os sinais maliciosos.
“Seus pontos vencem hoje! Troque por milhas ou produtos eletrônicos”. Essa é uma das mensagens golpistas enviadas pelo sistema. A Anatel menciona que também tinha SMS supostamente enviados por uma instituição bancária. A ideia é convencer as vítimas a ceder dados bancários para aplicação de golpes, seja contatando falsas centrais ou acessando páginas clone de instituições bancárias.
Polícia Civil informou que na operação foram apreendidos antena, transmissor de sinal, notebook, carregador e uma câmera de monitoramento. Os itens passarão por perícia e o caso foi registrado como invasão de dispositivo informático e localização/apreensão de objeto. A ocorrência foi registrada no 42º DP (Parque São Lucas).
Esta é a quinta central de envio de SMS fraudulento desativada pela Anatel. Com exceção da primeira (em julho do ano passado), em que um carro circulava por regiões nobres enviando SMS falsos, todas ficavam em apartamentos, com equipamentos direcionados para área de grande movimentação na cidade de São Paulo.
Envio de SMS clandestino é passível de multa por descumprir Lei Geral das Telecomunicações, segundo a Anatel.
Deixe um comentário