Mundo

como crianças usam internet em 2025

Em paralelo ao muxoxo com os smartphones e as redes sociais, há na praça um novo tipo de plataforma tecnológica chegando com força pra dominar a cena. São as ferramentas de IA generativa. Quando o uso delas é confrontado com a adoção das redes sociais, não é exagero constatar que estamos diante de um processo de transferência do posto de serviço tecnológico hegemônico.

Quer ver? Alguns indicativos:

  • Por faixa etária, a proporção de uso da IA generativa ficou assim: 42% do total entre quem têm de 9 a 10 anos, 62% para 11 a 12 anos e 75% entre os de 13 a 17 anos. Isso quer dizer que, para todas as idades, já há mais usuários de IA que do adeptos do Facebook (8%), Discord (6%) e X (3%).
  • De modo geral, há entre os adolescentes com idade entre 13 e 17 anos mais adeptos da IA generativa (75%) do que usuários do YouTube.

Além de mensurar o nível de interação com a IA pela primeira vez, o Cetic.br coletou dados das atividades preferidas do público infantojuvenil. E, nesse sentido, as buscas online com IA são um fenômeno. Há mais adolescentes de 13 a 14 usando chatbot de IA pra isso (68%) do que acessando o TikTok (64%). Entre as criança de 11 a 12 anos, há mais adeptas às pesquisas online com IA (56%) do que usuárias do Instagram (46%).

Alguns usos, como a criação de conteúdo, acendem o sinal amarelo. Se essa atividade não andar de mãos dadas com um certo nível de responsabilidade, é uma avenida aberta para geração de imagens e vídeos para lá de dolorosos para as pessoas retratadas. Os vários casos de estudantes criando “deepnudes” de suas colegas de classe são exemplo disso.

A luz vermelha é disparada com força quando se constata que, de crianças de 9 a 10 anos (4%) a adolescentes de 15 a 17 (16%), todos já recorrem a ChatGPT e similares para conversar sobre problemas pessoais e emocionais. Essas plataformas não foram construídas para isso, mas desenrolam tão bem um falatório envolvente que até adultos acreditam estar conversando com um amigo. Não estão.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Uma guerra espacial está mais perto do que imaginamos

A notícia de que a Rússia provavelmente lançou uma arma antissatélite alarmou...

Mundo

Harvard homenageia Marielle Franco com a Medalha W.E.B. Du Bois

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou que concederá a Medalha...

Mundo

Governador de Valência renuncia um ano após enchente com 229 mortes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da região de Valência (equivalente...

Mundo

Atrocidades cometidas no Sudão podem ser crimes de guerra, diz procurador do TPI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O gabinete do procurador do Tribunal Penal...