Mundo

Cometa 3I/Atlas fica perto da Terra na sexta. Por que ele é tão intrigante?

Nome complexo tem relação com descoberta. O termo “3I” indica que é o terceiro objeto interestelar confirmado (letra I é de interestelar), após o 1I/Oumuamua (2017) e o 2I/Borisov (2019). Já Atlas é devido ao telescópio onde foi descoberto.

Cometa chama a atenção por velocidade, brilho e informações que ele carrega. Cientistas observaram que o cometa viaja a mais de 240 km/h e conta com um núcleo brilhante. Além disso, ele tem uma órbita hiperbólica, que não está “presa” ao Sol. No fundo, ele chama a atenção por ser uma “amostra” de outro sistema estelar. Diferentes telescópios observam o objeto para analisar estrutura, variação de brilho e emissão de gases.

Por que o 3I/ATLAS gera curiosidade?

Segundo um estudo recente, baseado em observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST), o 3I/ATLAS é quimicamente distinto dos cometas típicos do Sistema Solar. A análise concluiu que o cometa foi possivelmente formado em uma região onde o gelo de CO2 era mais abundante ou onde a sublimação da água era menor.

Além disso, possui uma coma dominada por dióxido de carbono das mais altas já registradas. Essa proporção é cerca de oito vezes maior do que já foi observada em outros cometas.

Para a Agência Espacial Europeia (ESA), os cometas interestelares são verdadeiros forasteiros e tem um comportamento imprevisível. Por isso, o estudo é essencial para descobrir informações preciosas sobre a formação de sistemas planetários além do nosso.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

hackers extorquem site e ameaçam expor dados de usuários

Hackers extorquem Pornhub para não divulgar informações. Segundo o site BleepingComputer, especializado...

Mundo

Estudantes desenvolvem processo inovador de impressão 3D multimetal

A impressora 3D rotativa processa diversos metais simultaneamente, sem desperdício e em...

Mundo

Brasileira que vivia em Lisboa morre atropelada na Romênia

Uma brasileira de 30 anos que morava em Lisboa morreu atropelada em...

Mundo

Madeira super-hidrofóbica repele a água como borracha

E é uma modificação robusta: Nem mesmo lançar hidróxido de sódio, ácido...