Mundo

Chip ‘eterno’ guarda o genoma humano e pode nos salvar da extinção

Material seria capaz de sobreviver aos humanos e a outras espécies. Para a equipe de pesquisadores, a elaboração do chip possibilita a recuperação de dados feita por alguma forma de inteligência, seja de humanos ou de máquinas, em um futuro “distante”.

A chave visual inscrita no chip foi pensada para indicar quais dados estão armazenados e como estes dados podem ser usados. As imagens inseridas mostram quatro elementos universais (hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio); as quatro bases da molécula de DNA (adenina, citosina, guanina e timina) com sua estrutura molecular; seu posicionamento na estrutura de dupla hélice do DNA; e como os genes se posicionam em um cromossomo.

No objeto, foi escrita a seguinte mensagem: “Preservando o Código Genético Humano Para a Eternidade: Quem Quer Viver Para Sempre?”. Os cientistas acreditam que as informações genéticas humanas guardadas no cristal de memória sejam usadas em um cenário em que o Homo sapiens esteja ameaçado de extinção.

A equipe espera que o cristal possa fornecer um modelo para trazer a humanidade de volta da extinção daqui a milhares, milhões ou até bilhões de anos, se a ciência permitir. Comunicado oficial da Universidade de Southampton

Arquivo da Memória da Humanidade em Hallstatt, na Áustria
Arquivo da Memória da Humanidade em Hallstatt, na Áustria Imagem: Divulgação/Universidade de Southampton

Chip possibilita que outros pesquisadores construam um arquivo de informações genômicas que, com o avanço da tecnologia, poderá ser usado para restaurar espécies. “Sabemos, pelo trabalho de outros [cientistas], que o material genético de organismos simples pode ser sintetizado e usado em uma célula existente para criar um espécime vivo viável em um laboratório”, disse o professor Peter Kazansky, líder do estudo, ao portal da Universidade de Southampton.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Nasa encontra possíveis sinais de vida microscópica em Marte

No entanto, Hurowitz fez algumas advertências. “A razão, entretanto, pela qual não...

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...