Mundo

Chanceler alemão diz que Rússia é ameaça e reforça tropas na Lituânia

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta quinta-feira (22 que a Rússia representa uma ameaça à segurança da Europa. A declaração foi dada durante visita à Lituânia, onde celebrou a chegada da primeira brigada blindada alemã enviada para uma missão permanente no exterior.

“A Rússia, da forma como está hoje, é uma ameaça para todos nós. É contra essa ameaça que estamos nos defendendo, e por isso estamos aqui”, disse Merz em coletiva de imprensa ao lado do presidente lituano, Gitanas Nauseda, em Vilnius.

Merz e o ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, participam nesta quinta da cerimônia militar que oficializa a presença da 45ª Brigada Blindada — também chamada de “Brigada da Lituânia”. A unidade conta atualmente com 400 soldados no país, número que deve aumentar para cerca de 2 mil até meados de 2026 e alcançar 5 mil efetivos, incluindo 200 civis, até 2027, conforme acordo firmado em 2023 entre os dois países.

É a primeira vez que o Exército alemão envia uma brigada completa para o exterior em caráter permanente. Segundo o governo de Berlim, a missão visa proteger o flanco leste da OTAN diante da crescente ameaça russa.

Lituânia, Letônia e Estônia, ex-repúblicas soviéticas, integram a OTAN desde 2004 e temem ser os próximos alvos de Moscou. Recentemente, a revista Der Spiegel noticiou que um avião espião russo foi detectado na Bielorrússia durante exercícios da aliança que contavam com presença alemã. Ainda de acordo com a publicação, a brigada enviada à Lituânia já estaria sendo monitorada por serviços secretos russos.

Leia Também: Microsoft bloqueia e-mails de funcionários sobre “Palestina” ou “Gaza”

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

“Proibidos de sair”. Prisão para gordos quer combater obesidade na China

Pessoas com o peso um pouco acima do normal, na China, estão...

Mundo

Presidente de Taiwan tenta reduzir tensões após exercício militar da China

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, afirmou...

Mundo

Nvidia está em negociações avançadas para comprar AI21 Labs de Israel por até US$3 bi, diz mídia

JERUSALÉM, 30 Dez (Reuters) – A Nvidia está em negociações avançadas para...

Mundo

Rússia diz que não vai dar provas de suposto ataque da Ucrânia a Putin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, esta terça-feira (30), que a...