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Cadê o motorista? Caminhão de três eixos dirige sozinho no ES

A Lume trabalha em projetos desafiadores, como o projeto de um caminhão autônomo, elétrico e sem cabine. A carreta testada na ArcelorMittal tem sua dose de complicação particular, devido a dois motivos:

  • carga pesada: o peso afeta a dinâmica do veículo que não pode, por exemplo, frear de uma vez sem afetar o equilíbrio de toda a composição;
  • três eixos: os vários sensores instalados no veículo fazem as vezes dos olhos do motorista e são responsáveis por criar um mapa 3D do entorno; por meio dele, o caminhão planeja por onde vai passar e faz o controle do movimento; possuir três eixos exige um controle adicional.

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O teste fazia parte de uma prova de conceito, pois a ArcelorMittal avalia se usará os caminhões autônomos na planta —a frota operando por lá é de 20 veículos.

O projeto contou com a participação da Vix Logística e foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Se entrar em operação, será o primeiro caminhão de três eixos a rodar sem motorista no mundo, ainda que em ambiente privado e longe dos olhos do público. Outra expectativa em torno da Lume é que a empresa promete para 2027 uma fábrica. De lá, sairá o caminhão elétrico, autônomo e sem cabine.



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