Mundo

Cade exige que Apple ‘abra’ App Store para competição no Brasil

Decisão inicial foi proferida pelo Cade no fim de 2024, mas as partes estavam brigando na Justiça até então. Na última semana, as medidas propostas pelo órgão de concorrência foram restabelecidas por uma decisão do TRF-1.

Apple se diz preocupada com a medida do Cade, pois pode prejudicar a segurança e privacidade dos usuários. Em nota, empresa diz que continuará a defender “o que é melhor para nossos usuários”. Companhia ressalta que oferece “experiências seguranças e confiáveis” e que “enfrenta intensa concorrência em todos os lugares onde opera”.

Entenda o imbróglio

Origem da ação é uma reclamação do Mercado Livre no Cade contra a Apple de 2022. Empresa de varejo acusa a gigante da tecnologia de práticas monopolistas. Isso porque a empresa rejeitou uma atualização de app, na qual havia o oferecimento de conteúdo digital de terceiros, em uma janela externa.

Mercado Livre argumenta que a App Store é um monopólio. Na representação, é dito que “o único que ganha com a proibição [da atualização à época] é a Apple”, “enquanto perdem os desenvolvedores, distribuidores de bens e serviços digitais e os consumidores”.

Apple cobra uma taxa que varia de 15% a 30% em compras feitas dentro da sua plataforma. A empresa já se defendeu diversas vezes, alegando que seu sistema é seguro e facilita, inclusive, o cancelamento de compras. Sobre apps fora da loja, empresa cita que há chance de proliferar apps pornográficos, de distribuição de pirataria e de vírus.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Epidemias estranhas que levaram à histeria em massa

Hoje em dia, temos um mundo incrível de informações ao nosso alcance,...

Mundo

China flexibiliza regras de IPO para empresas que desenvolvem foguetes reutilizáveis

A ⁠via rápida isenta as empresas chinesas de foguetes dos limites de...

Mundo

Trump: “Feliz Natal a todos, incluindo aos canalhas que adoravam Epstein”

© U.S. Justice Department/Handout via REUTERS O presidente dos Estados Unidos, Donald...

Mundo

Nova York exigirá que plataformas de mídia social exibam avisos sobre saúde mental

Por Jasper Ward 26 Dez (Reuters) – As plataformas de mídia social...