Mundo

Bloqueio de GPS no Brasil? O que aconteceria se EUA cortassem acesso

Não há nenhum pronunciamento oficial do governo dos EUA. Desligar o GPS (Sistema de Posicionamento Global) de um país em específico seria um acontecimento sem precedentes. No passado, os EUA degradavam o sinal para uso civil (a tecnologia foi criada para uso militar), mas isso mudou com o tempo – o que permitiu o desenvolvimento de aparelhos e sistemas de mapas.

Especialista ouvido pelo UOL trata a notícia como “fake news”. Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco e especialista na área de telecomunicações, é impossível desligar pontualmente o GPS. “Isso prejudicaria os EUA, pois o sistema só faz sentido tendo uma cobertura mundial”.

Não faz sentido desligar o GPS. Teriam que fazer uma programação em que os satélites desligassem quando passassem pela América do Sul, prejudicando todos os países da região, além de aviões e navios que se guiam pelo sistema. Mesmo assim, não se faz isso de uma hora para outra
Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco

Sinais do GPS são transmitidos para o mundo todo, e receptores na Terra conseguem calcular o local. Realizar o bloqueio específico de uma área para não receber esses sinais, explica Tude, exigiria repensar como funciona o GPS atualmente.

“Nem a Coreia do Norte teve o sinal de GPS desligado”, disse Marcelo Zuffo, professor de engenharia de sistemas eletrônicos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). Para o especialista, seria algo “esdrúxulo” se acontecesse, pois o Brasil não tem conflito militar contra os EUA.

Alguns países em conflito usam uma técnica chamada jamming para “bagunçar” os sinais de GPS. Ucrânia e Irã, por exemplo, empregam esse tipo de tecnologia para evitar que inimigos acertem com precisão alvos de ataques via drones.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Israel proíbe atuação de 37 ONGs na Faixa de Gaza, incluindo Médicos Sem Fronteiras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Israel vai proibir a...

Mundo

Surto de síndrome de Guillain-Barré na Índia gera preocupações mundiais

Pune, uma grande cidade no oeste da Índia, tem testemunhado um número...

Mundo

Dez anos após fim da política de filho único, ‘sonho chinês’ de nação rejuvenescida ainda não se realizou

VICTORIA DAMASCENOPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Por mais de 35 anos os casais...

Mundo

Regime iraniano promete resposta firme contra protestos no país; prédio de governador é atacado no sul

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritório de um governador local na...