Mundo

Bebê doente é deportado com família dos EUA para o México

Um bebê de dois meses que estava há três semanas em um centro de detenção em Dilley, no estado do Texas, foi deportado para o México junto com o restante da família: a mãe, o pai e a irmã, de um ano e quatro meses. O bebê, identificado como Juan Nicolás, havia sido diagnosticado com bronquite.

A denúncia foi feita pelo congressista Joaquín Castro, que vem se manifestando sobre o caso nas redes sociais.

“Após conversar com o advogado deles, confirmei que Juan, sua irmã de 16 meses, sua mãe e seu pai foram deportados. Segundo o advogado, o ICE deportou a família, que levou apenas o dinheiro que tinha consigo: 190 dólares”, escreveu em sua última publicação no Facebook.

“Deportar desnecessariamente um bebê doente e toda a sua família é hediondo. Minha equipe e eu estamos em contato com a família de Juan”, afirmou, acrescentando que estava totalmente concentrado em localizar a família, “responsabilizar o ICE por essa ação monstruosa” e “exigir informações específicas sobre seu paradeiro e bem-estar, assim como garantir sua segurança”.

Na rede social X, o congressista declarou que ao menos o bebê e a mãe foram “abandonados do outro lado da fronteira, no México”.

Segundo a revista People, o bebê foi levado ao hospital na segunda-feira devido à bronquite. Castro explicou na rede X que ele recebeu alta ainda naquela noite e que, na manhã seguinte, a mãe compareceu diante de um juiz de imigração, que informou que ela seria deportada, sem especificar quando isso ocorreria.

Ainda na segunda-feira, Castro já havia afirmado que a vida de Juan Nicolás “estava em risco”, alegando que as instalações não contavam com um médico disponível para atendê-lo.

À revista People, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos informou que a criança foi levada a um hospital local em Pearsall, no Texas, “para uma avaliação preventiva após apresentar sintomas de infecção respiratória” em 16 de fevereiro. Segundo a mesma fonte, a mãe “pôde acompanhar o estado de saúde da criança durante toda a visita ao hospital”.

“A equipe do hospital constatou que o estado da criança era estável e que ela permaneceu alerta e responsiva durante a avaliação”, diz o comunicado. “O hospital não a internou e ela já retornou a Dilley, onde a equipe médica continua a monitorar sua saúde. Ela está em condição estável, alerta e responsiva, e continua a receber os cuidados adequados.”

O centro de detenção é o mesmo onde Adrian e Liam Ramos estiveram detidos. A imagem de Liam, de cinco anos, ganhou repercussão internacional à época, com fotografias mostrando a criança sendo levada pelo ICE ainda com a mochila escolar, após ter sido buscada pelo pai na escola.
 
 
 
 

Relatório de 2025 da Transparência Internacional mostra que o país alcançou sua menor pontuação histórica no Índice de Percepção da Corrupção, refletindo avanço da desconfiança sobre instituições públicas e retrocessos no combate a práticas ilícitas, com impactos que ultrapassam as fronteiras dos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto | 19:15 – 11/02/2026

 
 
 
 

 
 
 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Energia das ondas é extraída com eficiência ótima usando giroscópios

As ondas do mar estão entre as fontes de energia renovável mais...

Mundo

Adoção da IA já afeta empregos para estudantes na Irlanda, diz governo

DUBLIN, 18 Fev (Reuters) – Evidências preliminares sugerem que a inteligência artificial...

Mundo

Europa: temperatura alta pode elevar transmissão do vírus Chikungunya

Um estudo científico alerta que o aumento global das temperaturas deve provocar,...

Mundo

Microsoft diz que continuará comprando energia renovável para atender suas necessidades

Por Padraic Halpin DUBLIN, 18 Fev (Reuters) – A Microsoft afirmou nesta...