Mundo

Austrália propõe evacuar Ilhas Cocos, no Índico, devido à elevação do mar

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O governo australiano quer realocar moradores das Ilhas Cocos, no oceano Índico, devido à elevação do nível do mar. Mas a proposta não foi bem recebida pelos cerca de 600 habitantes do arquipélago.

Austrália divulgou um plano para transferir os moradores e infraestruturas essenciais, como estradas e centrais elétricas, ao longo dos próximos 10 a 50 anos. O documento, datado de janeiro de 2025, explica que essa é a opção “mais viável para proteger vidas de forma social, econômica e ambientalmente respeitosa”, mas não especifica para onde os habitantes seriam levados.

O diretor-geral do condado das Ilhas Cocos, Frank Mills, criticou a falta de estratégias para garantir que os moradores possam permanecer. Para a AFP, ele disse que pode recorrer à Justiça contra a decisão do governo australiano que, por meio de um porta-voz, informou que a proposta “ainda está em discussão” e que a população será consultada antes de qualquer medida.

Relatórios do governo australiano indicam que o nível do mar na região pode subir 18 centímetros até 2030, em comparação com os níveis de 1992. Esse fenômeno intensifica os riscos de erosão e inundações, tornando a vida no arquipélago cada vez mais difícil.

As Ilhas Cocos, também chamadas de Ilhas Keeling, são um conjunto de 27 atóis localizados a 2,9 mil quilômetros da Austrália. Com altitude máxima de cinco metros, o arquipélago enfrenta erosão costeira e avanço do mar causado pelas mudanças climáticas.

A região faz parte de um grupo de territórios insulares de baixa altitude que já discutem alternativas diante da crise climática. Em 2024, a Austrália assinou um tratado com Tuvalu, microestado do Pacífico, garantindo aos seus habitantes o direito de viver no país caso a elevação do mar submerja o arquipélago.

HISTÓRIA DAS ILHAS COCOS

As Ilhas Cocos foram colonizadas pelo Império Britânico em 1857. O arquipélago permaneceu sob domínio do Reino Unido até 1955, quando a soberania foi transferida para a Austrália.

Em 1984, os moradores das Ilhas Cocos votaram a favor da integração com a Austrália. A decisão garantiu cidadania australiana completa à comunidade.

A maioria da população descende de trabalhadores malaios levados ao arquipélago no século XIX para atuar nas plantações de coco. Atualmente, o território sustenta sua economia com a comercialização de coco e copra, únicos produtos locais.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

OpenAI e Oracle assinam acordo de US$300 bilhões, diz WSJ

(Reuters) – A OpenAI assinou um contrato com a Oracle para adquirir...

Mundo

Trump é detonado em restaurante: “é o Hitler do nosso tempo”

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Manifestantes chamaram Donald Trump de “Hitler dos nossos...

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...

Mundo

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah

O ativista ultraconservador norte-americano Charlie Kirk morreu, esta quarta-feira (10), após ter...