Mundo

Ativistas furtam estátua de Macron e a colocam em protesto anti-Rússia

Nesta segunda-feira (2), a estátua de cera do presidente da França, Emmanuel Macron, foi furtada do Museu Grévin, em Paris. A ação foi reivindicada pela ONG ambientalista Greenpeace.

Quatro pessoas entraram no museu como turistas, depois trocaram de roupa e se fizeram passar por funcionários. Os ativistas fugiram por uma saída de emergência.

“Para nós, a França está jogando um jogo duplo” e o Presidente francês, Emmanuel Macron, “personifica este discurso duplo: apoia a Ucrânia, mas incentiva as empresas francesas a continuarem negociando com a Rússia”, declarou o diretor-executivo do grupo ecologista Greenpeace França, Jean-François Julliard, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

“Estamos visando especificamente Emmanuel Macron porque ele tem uma responsabilidade particular nesta situação”, acrescentou Julliard.

“Ele deve ser o primeiro nas discussões europeias” a colocar um fim nos contratos comerciais entre a Rússia e os países europeus, declarou.

A estátua foi levada para o entorno da embaixada da Rússia na França, perto da Torre Eiffel. Ativistas a exibiram juntamente com uma bandeira da Rússia e cartazes denunciando a importação de gás natural e adubo russos pela França.

A estátua de Macron foi inaugurada em 2018 no Museu Grévin, que funciona perto da Ópera de Paris. Em suas salas já foram exibidas mais de 2 mil estátuas de personalidades.

O Greenpeace se notabilizou, nas últimas décadas, por ações com grande repercussão na mídia, para chamar a atenção para causas ambientais.

Leia Também: Polícia alemã retoma buscas por Madeleine McCann no Algarve, em Portugal

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Robô da Apple vai atender ligações no iPhone para afastar bandidos

Há duas espécies de ligações inconvenientes. As de curta duração são feitas...

Mundo

Israel vai permitir ajuda a Gaza com paraquedas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Israel anunciou nesta sexta-feira (25) que vai...

Mundo

Meta desiste de anúncios políticos na UE por regras de transparência

A lei exige que as grandes empresas de tecnologia rotulem claramente a...

Mundo

Vazamento recorde de dados ligados ao Pix envolve 11 milhões de pessoas, informam CNJ e BC

“Foram acessados exclusivamente os seguintes dados: nome da pessoa, chave Pix, nome...