Mundo

Ataque de tubarão mata jovem e fere outro em estado crítico na Austrália

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após serem atacados por um tubarão em uma praia do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália.

De acordo com a BBC, o ataque aconteceu enquanto os dois nadavam na praia isolada de Kylies, dentro do Parque Nacional de Crowdy Bay, na manhã desta quinta-feira.

A mulher, que tinha cerca de 20 anos, morreu ainda no local. O homem, também na casa dos 20 anos, foi levado de helicóptero em estado crítico para um hospital em Newcastle.

Um banhista conseguiu improvisar um torniquete na perna do homem, ação que “provavelmente salvou sua vida” antes da chegada dos paramédicos.

“A coragem de algumas pessoas na praia foi extraordinária”, afirmou o superintendente do Serviço de Ambulâncias de Nova Gales do Sul, Josh Smyth, citado pela BBC. “Colocar-se em risco dessa forma é um ato heroico e nos deu tempo para socorrer o paciente.”

Ainda não há detalhes sobre como o ataque ocorreu. As autoridades confirmaram apenas que as vítimas “se conheciam e estavam nadando quando o tubarão atacou”.

A praia foi fechada e linhas de pesca inteligentes foram instaladas para atrair tubarões com iscas, registrá-los e soltá-los novamente. As praias próximas também foram interditadas por 24 horas, enquanto drones monitoram toda a área, segundo o Surf Life Saving NSW.

“É uma tragédia terrível e enviamos nossas condolências às famílias da mulher e do homem envolvidos”, declarou Steve Pearce, diretor-executivo do Surf Life Saving NSW. “Por enquanto, pedimos que todos evitem entrar na água nas praias próximas e sigam as orientações dos salva-vidas.”

Ataques a mais de uma pessoa são considerados “muito raros”

Gavin Naylor, diretor do programa de pesquisa de tubarões da Universidade da Flórida, disse à Sky News que ataques envolvendo mais de uma pessoa são pouco comuns.

“É muito incomum. Ataques individuais já são raros. Casos em que um mesmo tubarão ataca duas pessoas não são inéditos, mas acontecem muito raramente”, explicou.

Segundo ele, os poucos episódios registrados envolvem, na maioria das vezes, tubarões-tigre. “Nunca vimos tubarões-brancos fazendo isso, a menos que alguém se coloque na frente de forma heroica.”

Cinco mortes por ataques de tubarão em 2025 na Austrália

Dados do Australian Shark Incident Database (ASID), atualizados até novembro, indicam que houve 18 ataques de tubarão na costa australiana em 2025, com cinco mortes.

O caso fatal mais recente, lembra a BBC, aconteceu há menos de três meses, quando um homem morreu em um ataque raro nas praias do norte de Sydney.

Dos cinco ataques mortais registrados no ano, dois ocorreram em Nova Gales do Sul, um em Queensland, um na Austrália Ocidental e outro na Austrália Meridional.

Contender, o maior macho monitorado no Atlântico, percorreu quase 7 mil quilômetros desde janeiro e foi localizado perto de Atlantic City, em Nova Jersey. Migração marca o início do retorno dos tubarões às águas mais quentes.

Notícias ao Minuto | 06:30 – 14/11/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Totvs acerta aquisição de empresa de software TBDC por R$80 mi

SÃO PAULO, 19 Dez (Reuters) – A ‍Totvs informou ‌nesta sexta-feira que...

Mundo

Todas as partículas do Universo são inextricavelmente entrelaçadas

Mesmo partículas separadas no espaço se comportam não como sistemas quânticos independentes,...

Mundo

Bola está com o Ocidente, diz Putin sobre a Ucrânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta...

Mundo

Cloudflare tem 3ª falha em um mês e deixa Discord e X instáveis

Cloudflare reconheceu falha por volta das 12h06 (horário de Brasília). Segundo o...