Mundo

Astronauta análogo? Adolescente chegou à elite da simulação espacial

Valdemiro não tem diagnóstico de superdotação e passou boa parte da infância com dificuldades de leitura e escrita. Mas foi justamente o esforço constante que o levou a conquistar 40 medalhas em olimpíadas científicas, representar o Brasil em eventos nacionais de ciência e, agora, treinar como astronauta análogo.

Astronautas análogos participam de missões espaciais simuladas, em que seguem diversos protocolos, além de simularem a rotina fora da Terra de forma experimental, inclusive com roupas semelhantes às usadas por astronautas.

A transformação do menino tímido em embaixador do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) começou com uma prova, a da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Desde então, Valdemiro cruzou o país, conheceu centros de pesquisa, discursou em Brasília e recusou bolsa em uma escola renomada por não conseguir ficar longe da família.

Hoje no primeiro ano do ensino médio, Valdemiro já passou por treinamentos de sobrevivência, pilotagem de drones e resgate simulado. Agora se prepara para uma missão mais complexa, que pode levá-lo ao topo da carreira como astronauta análogo —um feito raro até entre adultos com formação em engenharia e ciência espacial.

Da sala de aula no interior às medalhas nacionais

Valdemiro começou a chamar atenção ainda no ensino fundamental, quando estudava no povoado Coqueiro, também zona rural de São Bernardo. Apesar das dificuldades com leitura e escrita, era um aluno curioso, cheio de perguntas e sede de aprender.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Por que a IA precisa aprender a dizer ‘não sei’

A resposta está no próprio mecanismo de funcionamento desse tipo de IA....

Mundo

Forças navais da Ucrânia atingem centro de comunicações da Marinha russa

“Na noite de 11 de setembro, unidades das Forças Navais atingiram o...

Mundo

Moscou invade espaço aéreo romeno: “É uma óbvia expansão da guerra”

A Romênia foi obrigada a acionar caças neste sábado depois que seu...

Mundo

Por que achado sobre fusão de buracos negros surpreende cientistas?

Quanto melhor se mede ondas gravitacionais, mais se descobre sobre como buracos...