Mundo

As chances de um míssil atingir avião comercial cheio de passageiros?

“É um caso que poderia ter sido evitado. Quando os pilotos vão decolar, recebem o Notam (aviso aos aeronavegantes, da sigla em inglês), que traz um monte de informações operacionais ao piloto. Se você vai fazer um voo de 12, 13 horas [caso do MH17, que saiu de Amsterdam para Kuala Lumpur], esse Notam é um calhamaço. Uma das informações que tinha era que aquela era uma zona de conflito a ser evitada. Essa notícia acabou escapando do piloto”, lamentou Febeliano.

Em junho de 2019, investigadores holandeses acusaram três russos e um ucraniano como responsáveis por abater o avião. Nenhum deles representava, oficialmente, as forças armadas dos dois países.

Um caso que tem mais semelhanças com o que ocorreu no Irã —se confirmado que a queda ocorreu por conta de um míssil— também teve como principais envolvidos americanos e iranianos. Em 1988, um navio da marinha dos Estados Unidos derrubou um voo comercial da Iran Air, que voava de Teerã para Dubai, no Estreito de Ormuz.

O motivo pelo qual mísseis antiaéreos foram lançados é disputado entre os dois países. Americanos afirmam que a tripulação do navio identificou, erroneamente, o avião comercial como um jato de combate, enquanto iranianos acusaram que foi um ato negligente da marinha. 290 pessoas morreram com a queda do Airbus A300.

A identificação de aviões é feita por um equipamento chamado transponder, usado em aeronaves civis e militares. Ele gera um código ao se comunicar com o radar de controle de tráfego aéreo, que passa a ser a identidade do veículo. Aviões militares podem desligar o transponder quando estão em missões, mas os civis, não.

Há a possibilidade do equipamento apresentar problemas, mas Febeliano explica que isso é pouco provável. Analisando o caso de 1988, o especialista afirma que houve um erro por parte dos americanos, que deveriam “ter percebido que era um avião civil, mas não tinham a informação completa”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Chinesa ByteDance fecha acordo para transferir controle do TikTok nos EUA para nova joint venture

WASHINGTON/HONG KONG, 19 Dez (Reuters) – A ByteDance, proprietária chinesa do TikTok,...

Mundo

Epstein teria apresentado menor de 14 anos a Trump: “Esta é boa, não é?”

Nos últimos dias, têm surgido novas informações sobre a possível ligação entre...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (20)? Veja calendário lunar de dezembro 2025

Aspectos científicos e curiosidades A Lua, único satélite natural da Terra, possui...

Mundo

Google Cloud fecha acordo “próximo de US$10 bi” com Palo Alto Networks, diz fonte

Os executivos de ambas as empresas não quiseram comentar sobre os valores...