Mundo

App ranqueia homens, bate ChatGPT e vira dor de cabeça da privacidade

Em novo episódio de Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Gomes comparou o fenômeno ao brasileiro “Lulu”, febre em 2013. O antigo app também era voltado para avaliações masculinas, mas se restringia a notas de atributos como aparência ou qualidade do beijo.

Para Bianca Kremer, pesquisadora da FGV-Rio e integrante do Comitê Gestor da Internet, o TEA nasceu de uma necessidade legítima: reforçar a segurança das mulheres. Porém, se fosse lançado no Brasil, enfrentaria entraves jurídicos. Isso porque a divulgação de informações potencialmente ofensivas pode ser enquadrada como difamação, prevista no artigo 139 do Código Penal.

A difamação é diferente da calúnia. Mesmo informações verdadeiras podem ser ofensivas à honra e reputação. Já a calúnia ocorre quando são informações falsas. Nos EUA, estamos vendo uma série de ações de difamação pleiteadas por homens que alegam esse tipo de violência contra eles Bianca Kremer, pesquisadora

O TEA sofreu um baque com o vazamento de dados sensíveis, incluindo selfies usadas na autenticação de perfis. Bianca destaca que, embora a biometria seja considerada segura, o ecossistema de proteção ainda é frágil. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018) classifica biometria como dado sensível e estabelece regras rígidas de uso.
“Quando uma biometria vaza, não há como substituí-la. Uma vez exposta, ela fica eternamente comprometida”, alerta Bianca.

Para Gomes, o caso expõe um risco crescente: “Os homens que têm a avaliação exposta, a identidade não é protegida. Vazar esse tipo de app é algo que vamos ver cada vez mais. Agora é avaliação de homens, mas isso pode caminhar para outros tipos de avaliação.”

Entre o hype e o risco, o TEA já virou símbolo de um dilema contemporâneo: até onde vai a busca por segurança e onde começa a ameaça à privacidade.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

EUA incorporam rastreadores em remessas de chips de IA para detectar desvios para a China, dizem fontes

Elas mostram até que ponto os EUA foram para impor suas restrições...

Mundo

Tratado da ONU contra poluição plástica vive impasse na reta final

FERNANDA MENASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A última rodada de negociações de...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (13)? Veja calendário lunar de agosto 2025

Além das marés, estudos observacionais sugerem que diversas espécies marinhas e animais...

Mundo

Irã afirma que prendeu 21 mil pessoas durante guerra de 12 dias contra Israel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A polícia iraniana prendeu até 21 mil...