Mundo

Apostas de IA da AMD serão examinadas enquanto Big Techs buscam chips personalizados

Os investidores veem “o ‘silício do cliente’ e a Nvidia como o mercado de chips de IA daqui para frente”, disse Ryuta Makino, analista da AMD investor Gabelli Funds. O “silício do cliente” se refere a chips personalizados projetados para clientes específicos, diferentemente de processadores prontos para uso.

Os avanços da startup chinesa de IA DeepSeek com modelos que podem supostamente igualar ou superar rivais ocidentais a custos mais baixos também levantaram preocupações sobre os gastos substanciais projetados em infraestrutura de IA, que têm impulsionado uma alta nas ações dos fabricantes de chips.

Gigantes da tecnologia como Microsoft, Amazon e Meta estão cada vez mais dedicando recursos ao desenvolvimento de seu próprio silício para processar grandes volumes de dados exigidos pela IA generativa, com todas as três tendo revelado novas versões de chips de inteligência artificial no ano passado.

Isso impulsionou as vendas da Broadcom e da Marvell Technology, que fornecem processadores de IA personalizados aos chamados hiperescaladores.

O CEO da Broadcom, Hock Tan, disse que a empresa espera que a IA possa representar uma oportunidade de receita de até 90 bilhões de dólares até 2027.

As ações da empresa mais que dobraram de valor no ano passado, enquanto a Marvell subiu cerca de 83%. A AMD, por outro lado, caiu 18% em 2024.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Microsoft diz que continuará comprando energia renovável para atender suas necessidades

Por Padraic Halpin DUBLIN, 18 Fev (Reuters) – A Microsoft afirmou nesta...

Mundo

Trump acelera preparação de ataque ao Irã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar dos relatos de progresso nas negociações...

Mundo

Apple fará evento em março que pode apresentar novo iPhone 17e

A empresa também deve lançar um iPad de entrada com chip A18,...

Mundo

Brasil e mais 100 países condenam expansão de Israel na Cisjordânia

O Brasil e quase 100 países divulgaram comunicado nesta quarta-feira (18) em...