Mundo

Amazon lança chip quântico para reduzir em anos tempo de desenvolvimento de computador

O anúncio da AWS, que coincide com a publicação de um artigo revisado por pares na revista científica Nature, ocorre em um momento em que a computação quântica está varrendo o mundo da tecnologia, com o Google, da Alphabet, a Microsoft e a startup PsiQuantum anunciando avanços nos últimos meses.

Os computadores quânticos prometem realizar cálculos que levariam milhões de anos para os computadores convencionais e poderiam ajudar os cientistas a desenvolver novos materiais, como baterias e novos medicamentos. No entanto, um componente fundamental dos computadores quânticos, chamado qubit, é rápido, porém delicado e propenso a erros.

Na década de 1990, os cientistas estabeleceram que alguns dos qubits de um computador quântico poderiam ser dedicados à correção desses erros e, desde então, os anos têm sido dedicados à busca de maneiras de construir qubits físicos de modo que sobrem qubits “lógicos” suficientes para realizar um trabalho de computação útil.

O entendimento padrão do setor é que um chip precisará de cerca de um milhão de qubits físicos para produzir um número útil de qubits lógicos.

Mas a AWS disse que construiu um protótipo de chip que usa apenas nove qubits físicos para produzir um qubit lógico funcional, graças ao uso do que é conhecido como qubit “gato”.

Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS, disse que a abordagem da AWS poderia um dia produzir computadores úteis com apenas 100.000 qubits em vez de um milhão.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...

Mundo

Polônia abate drones russos: “Violação sem precedentes” e “provocação”

A aviação polonesa disparou, na madrugada desta quarta-feira (10), contra “objetos hostis”,...

Mundo

‘Tivemos de convencer os bancos dos benefícios do Pix’

O impacto dessa tecnologia 100% brasileira foi além das fronteiras. Hoje já...