Mundo

Alinhamento de planetas raro poderá ser visto no Brasil; saiba como

Sete planetas irão se alinhar. Segundo o Starwalk, os planetas que irão dividir o céu de forma visível a partir da Terra serão Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. “Este alinhamento planetário coincide com a Lua Nova, então haverá a oportunidade perfeita de observar objetos mais fracos como Urano e Netuno”, diz o portal.

De acordo com a previsão, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte serão facilmente avistados a olho nu. Já Urano e Netuno exigirão equipamentos como um binóculo ou um pequeno telescópio para serem vistos.

Conforme o Starwalk, Saturno será o planeta mais difícil de se ver no evento. Os interessados em assistir ao “desfile” completo precisarão saber a hora exata para poder localizar o planeta. Por causa de sua proximidade com o Sol, a janela de observação deste planeta será mais curta.

Marte será o planeta mais ao alto no céu, acima do horizonte sul. O segundo planeta mais brilhante será Júpiter, seguido por Urano, Vênus, Netuno e Mercúrio. Por último, Saturno.

Eventuais “alinhamentos” não são extremamente raros. É comum conseguir visualizar dois ou três planetas logo após o pôr do sol. No entanto, a conjunção de sete planetas, como a prevista para a próxima semana, é, sim, considerada rara. Segundo previsão do Starwalk, o alinhamento com todos os planetas só deve acontecer novamente em 2161.

Entenda o que é o fenômeno

O termo “alinhamento planetário’ significa que vários planetas se reúnem em um lado do Sol ao mesmo tempo. Segundo o Starwalk, o evento é conhecido de forma informal como “desfile planetário” e indica que vários planetas são visíveis a olho nu em uma noite.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...