Mundo

África rachando? Bolha quente é achada nas profundezas do planeta

A equipe coletou gases superquentes de poços geotérmicos a mais de 2.000 metros de profundidade. Com equipamentos precisos, eles analisaram os isótopos de um gás chamado néon, um tipo de “assinatura química” que ajuda a identificar de onde os gases vieram.

O resultado surpreendeu: a composição desses gases é praticamente idêntica à de rochas vulcânicas de outras regiões da África e até do Havaí. Isso indica que existe um mesmo tipo de rocha quente e profunda alimentando toda essa atividade vulcânica e empurrando os continentes para longe um do outro.

É como se existisse uma única fonte poderosa, uma “superpluma” vindo do centro da Terra. Esse fenômeno está ajudando a rachar a África de norte a sul.

Região do Rift Valley, no leste da África, está passando por um processo de separação da crosta terrestre. Esse fenômeno permite que o magma das camadas mais profundas suba até a superfície, dando origem a vulcões e terremotos.

Três placas em movimento constante. A área faz parte do chamado Triângulo de Afar, uma junção de três placas tectônicas em deslocamento: a da Arábia, a da Somália e a Núbia. Esse movimento contínuo, ainda que lento, causa instabilidade e transforma o relevo da região, de acordo com Álvaro Crósta, professor titular de geologia da Unicamp em entrevista a Tilt.

A ruptura teve início há mais ou menos 33 milhões de anos e, a longo prazo, vai levar à separação dessa área triangular da África.
Álvaro Crósta



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Candidatas abandonam Miss Universo após mexicana ser humilhada

Um vídeo divulgado sobre os bastidores do Miss Universo está dando o...

Mundo

Papa e líder palestino discutem solução de dois Estados em 1º encontro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 recebeu nesta quinta-feira...

Mundo

Professora baleada por aluno de 6 anos ganha indenização de R$ 53 milhões

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um tribunal dos Estados Unidos concedeu uma...

Mundo

Maior aquisição do Google é aprovada por governo dos EUA

Por que isso importa Avanço sobre concorrentes globais. Além de ser a...