Ela própria se tornou viciada em drogas aos 15 anos. Hoje, aos 26 anos, ela educa as pessoas no TikTok sobre seu vício e sua abstinência. Muitos dos seus seguidores que foram levados a usar drogas através do TikTok são ainda mais jovens. “Eles não têm com quem conversar sobre isso, e alguns deles me escrevem coisas muito intensas sobre suas experiências e traumas”, afirmou Sarah. Como chegamos a esse ponto?
Um clique para as drogas
O TikTok revela como se tornou fácil para os jovens entrarem em contato com conteúdo relacionado a drogas. Basta uma busca rápida pela hashtag #Pingtok e vídeos de adolescentes sob efeito de drogas aparecem um após o outro. Quanto mais você rola a tela, mais vídeos o algoritmo exibe.
Quando questionado pela DW sobre por que o TikTok não adota medidas mais enérgicas contra a distribuição desse tipo de conteúdo, um porta-voz da plataforma disse que a rede age rapidamente para remover as postagens.
“A segurança e o bem-estar da nossa comunidade são nossa principal prioridade. Proibimos a exibição, a publicidade ou a venda de drogas ou outras substâncias e as removemos da plataforma – mais de 99% do conteúdo que viola essas regras é removido antes mesmo de ser denunciado.”
O que está por trás dessa tendência
O Pingtok, no entanto, mostra como é fácil burlar essas regras. Os usuários se comunicam por meio de códigos. Eles usam emojis, sons e novos termos para burlar a moderação da plataforma. Em vez de mostrar o uso visível de drogas, por exemplo, exibem apenas suas pupilas dilatadas.











Deixe um comentário