Empresas chinesas adotam o código aberto
A liderança chinesa está priorizando a busca pela autossuficiência em semicondutores.
Mas mesmo sem os chips mais avançados, a IA chinesa considerada “boa o suficiente” está decolando, com modelos chineses de modelo open weight como DeepSeek, Moonshot AI e Qwen, da Alibaba, permitindo que os desenvolvedores lancem aplicativos de IA a um custo menor e com menos barreiras.
O termo open weight significa que os parâmetros, conhecidos como “pesos” (weight, em inglês), são públicos, permitindo que os desenvolvedores ajustem os modelos de forma eficiente para tarefas específicas, seja para gerar código ou resumir relatórios.
A família de modelos Qwen, da Alibaba, é atualmente o modelo de código aberto mais baixado em todo o mundo, com cerca de 700 milhões de downloads, de acordo com dados da plataforma de colaboração em IA Hugging Face, com sede nos EUA, divulgados pela agência de notícias chinesa Xinhua. Isso superou a família de open weight da Meta, a LLaMA.
Segundo a equipe do Qwen, a Alibaba tornou público o código de quase 400 modelos Qwen, que “geraram mais de 180 mil versões derivadas”. Em seu discurso de Ano Novo, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que, em 2025, a tecnologia chinesa “alcançou novos patamares”.














Deixe um comentário