Mundo

Ugandenses e iranianos recorrem a aplicativo de mensagens offline de fundador do Twitter

O ‍uso do app também aumentou mais de três vezes no Irã, ⁠já que o fechamento da internet pelo governo, com o objetivo de reprimir protestos, forçou as pessoas a procurarem soluções alternativas, mostraram os dados.

Dorsey, que disse ser “parcialmente culpado” pela centralização da ⁠internet e que se arrepende disso, lançou o Bitchat no ano ​passado, depois do que ele disse ter sido uma semana de programação em julho.

O aplicativo tem uma interface de usuário mínima e não requer login – seu aumento de popularidade lembra o papel amplificador que o Twitter desempenhou ‌na Primavera Árabe, permitindo que os ativistas transmitissem imagens em tempo real de protestos e brutalidade policial.

Ao contrário do Twitter, que agora se chama X e é controlado pelo bilionário Elon Musk, o Bitchat não exige conectividade com a internet ou com o celular. Ele usa a tecnologia de malha Bluetooth para criar uma rede descentralizada e desplugada da internet, na qual uma mensagem de um usuário utiliza o telefone de outra pessoa como um trampolim para fazer o texto saltar até chegar ao destino.

Embora não sejam tão populares quanto os serviços de mensagens como o WhatsApp, ‌os serviços de mensagens baseados em Bluetooth têm se tornado, ao longo dos anos, uma opção para manifestantes, uma vez que governos impõem cada vez mais o desligamento da internet.

Ativistas durante os protestos pró-democracia de Hong Kong em 2020 recorreram a aplicativos como o Bridgefy, que utiliza a mesma tecnologia. O Bridgefy também foi baixado mais de 1 ‍milhão de vezes em Mianmar em 2021, depois que militares do país tomaram o poder.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Grok será investigada nos EUA por imagens de cunho sexual

O procurador-geral da Califórnia anunciou hoje que abrirá uma investigação sobre a...

Mundo

ONG diz que Irã adiou execução de manifestante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Irã adiou a execução do manifestante...

Mundo

FBI faz buscas na casa de jornalista do Washington Post, diz New York Times

“O governo Trump não tolerará vazamentos ilegais de informações confidenciais que, quando...

Mundo

Premiê da França sobrevive a 2 votações no Parlamento que visavam derrubá-lo

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – O gabinete do primeiro-ministro Sébastien Lecornu sobreviveu, nesta...