Mundo

Venezuela anuncia que irá libertar presos políticos, incluindo estrangeiros

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O regime chavista anunciou nesta quinta-feira (8) que irá libertar presos políticos na Venezuela, incluindo estrangeiros. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da líder interina, Delcy Rodríguez.

“Para a convivência pacífica, o governo bolivariano, junto com as instituições do Estado, decidiu liberar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros”, afirmou ele.

“É um gesto unilateral de paz e não foi acordado com nenhuma outra parte”, disse ele. Sem dar detalhes sobre a identidade dos presos, ele acrescentou que “esses processos de liberação estão acontecendo a partir deste exato momento.”

Aos jornalistas que acompanhavam o discurso, Rodríguez apenas disse, em seguida, que a libertação dos presos ocorreria “em algumas horas”.

Na mesma ocasião, o líder parlamentar agradeceu ao político espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, ao presidente Lula (PT) e ao Qatar, “que responderam prontamente ao apelo” da líder interina, disse.

O parlamentar também disse que a pressão do governo de Donald Trump por petróleo venezuelano é algo que faz parte de acordos entre dois governos soberanos que fazem negócios há anos.

Se confirmadas, essas são as primeiras libertações sob Delcy Rodríguez, que assumiu após a captura do ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em uma operação militar dos EUA, no sábado (3). Ambos estão presos em Nova York.

A ONG Fórum Penal registra 806 presos por motivos políticos na Venezuela, incluindo 175 militares.

Estratégia apresentada por Marco Rubio prevê estabilização econômica, recuperação com abertura ao mercado internacional e uma transição política ainda sem detalhes sobre eleições ou cronograma de poder.

Notícias ao Minuto | 12:30 – 08/01/2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

MiniMax, segundo “tigre de IA” da China a abrir capital, dobra de valor em estreia em Hong Kong

As ‍ações da MiniMax fecharam a HK$345 por ação, ⁠em comparação com...

Mundo

Protestos atingem todo o Irã, e líder supremo ameaça manifestantes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com as manifestações contra o governo atingindo...

Mundo

IA física domina CES, mas humanidade ainda terá que esperar para ter robôs domésticos

A chinesa Lenovo organizou um evento chamativo no Las Vegas Sphere que contou...

Mundo

Como o aborto pode definir o futuro da saúde nos Estados Unidos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos...