Mundo

Trump avalia ativamente compra da Groenlândia, diz Casa Branca

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiu a compra da Groenlândia com sua equipe, disse a Casa Branca nesta quarta-feira (7), acrescentando que ele prefere a diplomacia, mas não descartaria uma ação militar.

“Isso é algo que está sendo ativamente discutido pelo presidente e sua equipe de segurança nacional”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt quando questionada sobre uma possível oferta de Washington para comprar o território da Dinamarca. “Sua equipe está atualmente conversando sobre como seria uma potencial compra.”

Leavitt reiterou que Trump acredita que adquirir a Groenlândia seria do interesse da segurança nacional de seu país. “Ele vê isso como sendo do melhor interesse dos EUA para deter a agressão russa e chinesa na região do Ártico. E é por isso que sua equipe está atualmente discutindo como seria uma potencial compra”, continuou.

Quando questionada sobre por que Trump não descartaria uma ação militar contra um membro da Otan, a aliança militar ocidental, Leavitt afirmou que “todas as opções estão sempre na mesa para o presidente Trump”. “Mas eu apenas direi que a primeira opção do presidente, sempre, tem sido a diplomacia.”

Paralelamente, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou também nesta quarta que planeja se reunir com representantes da Dinamarca na próxima semana.

“Se o presidente identifica uma ameaça à segurança nacional dos EUA, todo presidente mantém a opção de abordá-la por meios militares. Como diplomata, que é o que sou agora, e no que trabalhamos, sempre preferimos resolver de maneiras diferentes -isso incluiu a Venezuela”, disse Rubio aos repórteres quando questionado se os EUA estariam dispostos a potencialmente arriscar a aliança da Otan ao avançar com uma opção militar.

A maior parte dos investimentos está concentrada em áreas consideradas prioritárias pelo governo chinês, como semicondutores, inteligência artificial, biofarmacêutica, veículos inteligentes e aviação.

Notícias ao Minuto | 13:30 – 07/01/2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Após enxurrada de nudez, Grok limita criação de imagens para pagantes

Essa desativação limitada provocou indignação no governo do Reino Unido, um dos...

Mundo

Trump diz que suspendeu novos ataques contra a Venezuela após regime libertar presos políticos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Mundo

11 eventos astronômicos imperdíveis que vão marcar o céu em 2026

25 de novembro – Superlua A segunda superlua do ano, conhecida como...

Mundo

Parteira que queria mudar acesso à saúde nos EUA morre após dar à luz

Janell Green Smith, médica parteira que acompanhou dezenas de partos ao longo...