Katie Miller, esposa do vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, publicou no sábado, em sua conta pessoal na rede social X, uma imagem da Groenlândia colorida com as cores da bandeira dos Estados Unidos, acompanhada de uma legenda curta, em letras maiúsculas: “SOON” (“em breve”).
A Groenlândia é alvo do interesse do presidente Donald Trump, o que tem causado desconforto na Dinamarca. As tensões entre os dois países voltaram a ganhar força após o anúncio feito no fim de dezembro pelo presidente norte-americano sobre a nomeação de um enviado especial para o vasto território autônomo dinamarquês.
Em resposta à publicação de Katie Miller, o embaixador da Dinamarca nos Estados Unidos, Jesper Moller Sorensen, declarou: “Um pequeno lembrete amistoso aos Estados Unidos e ao Reino da Dinamarca: somos aliados próximos e devemos continuar trabalhando juntos como tal”.
“E, sim, esperamos total respeito à integridade territorial do Reino da Dinamarca”, acrescentou o diplomata.
Katie Miller atuou por um período como conselheira e porta-voz da comissão de eficiência governamental Doge, então liderada por Elon Musk, antes de passar a trabalhar com o bilionário no setor privado.
A postagem de Miller na rede social X ocorre após uma operação do Exército dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e de sua esposa, no sábado, em Caracas.
Especialistas avaliam que a ação na Venezuela funciona como um aviso aos aliados dos Estados Unidos que demonstram preocupação com as ameaças de Trump de se apropriar de recursos estratégicos, começando por sua declarada intenção de anexar a Groenlândia.
Leia Também: Prefeito de Nova York critica ato de guerra de Trump contra Venezuela













Deixe um comentário